O transporte público daqui, em comparação com o do Brasil, é muito bom. Porém, há muita diversidade entre os horários de ônibus: em alguns locais os ônibus passam a cada 5 minutos, em outros a cada hora. O ônibus mais perto da minha casa passa a cada 25 minutos (e muitas vezes ele atrasa, já tiveram vezes nas quais ele simplesmente não passou), mas se eu caminhar dez minutos pego um ônibus que passa a cada 5 minutos. A lógica é que um ônibus não deve rodar superlotado, então, quanto mais clientela, mais ônibus disponíveis naquela linha.
Vou tentar explicar como funciona o sistema de transportes daqui: existe um cartão (estilo Riocard) que podemos pagar por: bilhete único, seis bilhetes, dez bilhetes, semana ou mês. A taxa é fixa para o período escolhido, paga-se um valor independente da quantidade de transportes que for pegar. Com esse cartão fica muito fácil a locomoção, pois podemos entrar em quantos transportes quisermos e quantas vezes forem necessárias sem pagar a mais por isso, fazendo a integração ônibus-metrô (para incluir o trem pagamos 9 dólares a mais, mas só começamos a andar de trem quando mudamos para a casa nova). Os ônibus não circulam como no Brasil, eles fazem um caminho pequeno, geralmente em linha reta e em uma mesma rua (as ruas daqui são enormes e atravessam vários bairros), isso faz com que o transporte seja bem rápido e eficiente, por isso é comum combinarmos ônibus-metrô ou ônibus-ônibus. Em cada ponto de ônibus tem o horário em que o ônibus passa naquele ponto e dentro dos ônibus tem os panfletos com o horário em que o ônibus passa nos principais pontos, então fica fácil calcular os trajetos e não ficar muito tempo esperando. Se tivermos celular é só passarmos uma mensagem para a STM (empresa de transportes) no numero 52786 com o número da linha e o número do ponto de ônibus que recebemos o horário em que os três próximos ônibus passarão. Por exemplo, se quero saber o horário em que o ônibus 92 passará no ponto 56095 é só escrever no corpo da mensagem: 9256095 (assim mesmo, tudo junto) e enviar para 52786. Em uns 2 segundos recebemos a mensagem com os horários. Por isso já deixei gravado no meu celular os números dos pontos de ônibus que utilizo habitualmente.
Placa fixada no ponto do ônibus |
Nas estações de metrô também tem os panfletos e em algumas tem o mapa da cidade (que é distribuído gratuitamente nos guichês, basta solicitar a um atendente). Nesse mapa tem o trajeto de todos os ônibus, metrôs e trens e assim é praticamente impossível não conseguirmos ir de um lugar a outro com facilidade. Uma das coisas que tive medo quando cheguei aqui era de me perder nas ruas e não conseguir pedir informações, mas não tem nenhuma chance disso acontecer por aqui, porque a cidade é muito bem planejada, as ruas são certinhas e os trajetos marcados no mapa são muito bons. Uma coisa com a qual nos acostumamos fácil é achar tudo muito perto, primeiro porque geralmente todos os bairros tem mesmo tudo perto e depois porque se não tiver é só pegar um ônibus e voltar rapidamente, é tão natural que parece até que estamos indo ali na esquina (lembrando que pagamos o bilhete do transporte uma única vez e não faz diferença se, durante o período que foi pago, pegarmos 300 ônibus ou apenas 1).
Valores das passagens (em dezembro/2010):
Bilhete único (vale por 90 minutos, para ônibus e metrô): 2,75 (fazemos integração)
Bilhete único (vale por 90 minutos, para ônibus e metrô): 2,75 (fazemos integração)
6 bilhetes: 13,25
10 bilhetes (se vc andar 2 vezes por semana apenas, por exemplo, vale a pena): 21,00
Semanal (vale até o domingo, mesmo se vc só comprar na sexta): 20,50
Mensal (vale até o último dia do mês vigente, para quem chega no meio do mês é melhor comprar semanal): 70,00
Trem unitário: 4,00 (zona 1)
Mensal com trem incluso (compra na estação central de trem, não no metrô): 81,00 para a zona 1.
Estudantes até 25 anos pagam tarifa reduzida e o cartão tem foto. Na primeira vez é necessário pagar pelo cartão com foto (35,00 + valor da recarga reduzida), mas depois é só recarregar. É muito fácil e rápido fazer o cartão. Para quem vai pegar o cartão comum precisa pagar 3,50 + a primeira carga, depois é só ficar recarregando.
Obs.: o “train de banlieue” (trem) cobra taxa por zonas. A minha é a zona 1, que circula pelo centro e arredores. A 2 vai mais além e a 8 é a mais distante que tem, para outros municípios. Cada um só paga pelo que precisa, assim quem viaja para longe paga mais caro do que quem viaja para perto. Para o trem existe um programa de bônus: se fizermos uma recarga automática pelo cartão de crédito durante 12 meses, pagaremos apenas 11, o décimo segundo mês é gratuito. Sendo assim, pagaremos 891,00 para um ano de uso de ônibus, trem e metrô e se fizermos apenas ônibus e metrô pagaremos 840,00. Por isso, para quem mora perto das estações de trem, vale a pena pagar um pouquinho a mais e poder usufruir o ano inteiro.
O cartão do sistema de transporte se chama OPUS e o site é: http://www.carteopus.info/.
No site há muitas e muitas informações, trajetos, horários e itinerários.
No site abaixo podemos ver os mapas da cidade. O mapa que tem todos os transportes e nós recebemos é o primeiro da lista (le plan du réseau). Nós podemos pegar esse mapa gratuitamente nos guichês dos metrôs.
http://www.stm.info/info/plans.htm
Comentários que não posso deixar de fazer:
- os motoristas dos ônibus são, na maioria das vezes, muito simpáticos (nunca vi um que não fosse, mas devem existir, com certeza).
- nunca um ônibus deixará de parar em um ponto para pegar um passageiro, principalmente se este for estudante (digo isso porque no Rio os alunos saíam da escola e ficavam muito tempo no ponto esperando a boa vontade de algum motorista, pois muitos não param para estudantes). Basta estar no ponto que o motorista irá parar, não fazemos sinal com a mão.
- se uma cadeira de rodas ou carrinho de bebê vai entrar no ônibus, todos esperam calmamente, ninguém faz cara feia. Aliás, entrar carrinho de bebê no ônibus é algo super normal.
- os ônibus mais antigos tem escadas e nos panfletos com horário dos ônibus vem especificado quando há um ônibus assim circulando, pois os cadeirantes não poderão entrar. A maioria dos ônibus não tem escadas, mas ainda circulam desses.
- não existe cobrador no ônibus e o motorista não recebe nada, se a pessoa não tiver bilhete de passagem e for pagar na hora, fará isso diretamente na maquininha que fica na entrada do ônibus, mas se não pagar com dinheiro exato também não receberá troco.
- entra uma pessoa de cada vez no ônibus, no maior respeito. Ninguém empurra ou fala para o outro ir mais rápido, mesmo se estiver chuvendo ou nevando.
- só podemos entrar no ônibus pela porta da frente, mas podemos descer pela frente ou pela porta de trás. Se descermos pela porta de trás, somos nós mesmos quem a abrimos, através de sensor de movimento que o motorista ativa apenas quando o ônibus para em um ponto. Se alguém vai descer pela porta da frente, quem está do lado de fora espera até que todos desçam para poder entrar no ônibus.
- o ônibus não param fora do ponto, não adianta insistir. Mesmo que você queira descer e esteja parado em um sinal, a 5 passos do ponto, ele não vai abrir a porta. Assim como não parará fora do ponto para te pegar, mesmo que você esteja congelando embaixo de uma tempestade de neve, caminhando para o ponto e fazendo sinal de que gostaria muito de entrar ou correndo como um desesperado porque está atrasado (alguns motoristas param no ponto e esperam até que você chegue lá, mas não param fora do ponto). A única excessão a essa regra é uma outra regra que existe: uma mulher desacompanhada, depois das 19h pode pedir para o motorista parar fora do ponto para descer o mais próximo possível de sua residência.
- ninguém pede para segurar nossa bolsa, mochila, etc. Cada um que carregue a sua :-( Obs.: estamos mudando isso com nossos amigos e ensinando o "jeito brasileiro" de ser solidário no ônibus :-)
- nem todos os pontos de ônibus tem uma cabine para proteger do vento e da neve. Geralmente, se estamos no inverno e o ônibus levará mais de 5 minutos para passar, caminhamos até um ponto que tenha uma cabine, principalmente se estiver ventando. Se por acaso o ponto de ônibus for visível de dentro de uma loja ou de dentro do metrô, é lá mesmo que ficamos esperando.
Comentários que não posso deixar de fazer:
- os motoristas dos ônibus são, na maioria das vezes, muito simpáticos (nunca vi um que não fosse, mas devem existir, com certeza).
- nunca um ônibus deixará de parar em um ponto para pegar um passageiro, principalmente se este for estudante (digo isso porque no Rio os alunos saíam da escola e ficavam muito tempo no ponto esperando a boa vontade de algum motorista, pois muitos não param para estudantes). Basta estar no ponto que o motorista irá parar, não fazemos sinal com a mão.
- se uma cadeira de rodas ou carrinho de bebê vai entrar no ônibus, todos esperam calmamente, ninguém faz cara feia. Aliás, entrar carrinho de bebê no ônibus é algo super normal.
- os ônibus mais antigos tem escadas e nos panfletos com horário dos ônibus vem especificado quando há um ônibus assim circulando, pois os cadeirantes não poderão entrar. A maioria dos ônibus não tem escadas, mas ainda circulam desses.
- não existe cobrador no ônibus e o motorista não recebe nada, se a pessoa não tiver bilhete de passagem e for pagar na hora, fará isso diretamente na maquininha que fica na entrada do ônibus, mas se não pagar com dinheiro exato também não receberá troco.
- entra uma pessoa de cada vez no ônibus, no maior respeito. Ninguém empurra ou fala para o outro ir mais rápido, mesmo se estiver chuvendo ou nevando.
- só podemos entrar no ônibus pela porta da frente, mas podemos descer pela frente ou pela porta de trás. Se descermos pela porta de trás, somos nós mesmos quem a abrimos, através de sensor de movimento que o motorista ativa apenas quando o ônibus para em um ponto. Se alguém vai descer pela porta da frente, quem está do lado de fora espera até que todos desçam para poder entrar no ônibus.
- o ônibus não param fora do ponto, não adianta insistir. Mesmo que você queira descer e esteja parado em um sinal, a 5 passos do ponto, ele não vai abrir a porta. Assim como não parará fora do ponto para te pegar, mesmo que você esteja congelando embaixo de uma tempestade de neve, caminhando para o ponto e fazendo sinal de que gostaria muito de entrar ou correndo como um desesperado porque está atrasado (alguns motoristas param no ponto e esperam até que você chegue lá, mas não param fora do ponto). A única excessão a essa regra é uma outra regra que existe: uma mulher desacompanhada, depois das 19h pode pedir para o motorista parar fora do ponto para descer o mais próximo possível de sua residência.
- ninguém pede para segurar nossa bolsa, mochila, etc. Cada um que carregue a sua :-( Obs.: estamos mudando isso com nossos amigos e ensinando o "jeito brasileiro" de ser solidário no ônibus :-)
- nem todos os pontos de ônibus tem uma cabine para proteger do vento e da neve. Geralmente, se estamos no inverno e o ônibus levará mais de 5 minutos para passar, caminhamos até um ponto que tenha uma cabine, principalmente se estiver ventando. Se por acaso o ponto de ônibus for visível de dentro de uma loja ou de dentro do metrô, é lá mesmo que ficamos esperando.
Cabine de ponto de ônibus |
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