Pois é, nada fácil essa fase de avaliação comparativa dos estudos.
Como no Brasil o sistema de estudos é diferente do Québec, nós fazemos uma avaliação de equivalência. Ou seja: a qual grau de escolaridade e a qual diploma do Québec equivale nosso diploma brasileiro? Não são todas as pessoas que precisam de uma equivalência de diplomas, cada um deve avaliar em que isso irá lhe beneficiar enquanto trabalhador. No nosso caso, eu e Grey optamos por fazer nossa equivalência. Eu sou professora e ele trabalha com informática.
No site do MICC podemos ter uma idéia da equivalência dos nossos diplomas.
No site do MICC podemos ter uma idéia da equivalência dos nossos diplomas.
Para fazer é super simples: juntamos toda nossa documentação (devidamente traduzida para inglês ou francês por um tradutor membre da OTTIAQ) e levamos ao MICC. Pagamos uma taxa de 105,00 e deixamos nossa documentação lá para ser avaliada. O prazo de avaliação gira em torno de 6 meses e podemos ter uma previsão de quando nossa equivalência ficará pronta através do site do MICC.
Grey deu entrada em seu diploma (tecnólogo em processamento de dados - 3 anos) no dia 06/07/2010 e recebeu a resposta em dezembro/2010 (5 meses depois). Seu diploma foi reconhecido como equivalente a um DEC (Diplôme d'études collégiales) em formação técnica no domínio da informática.
Eu dei entrada no dia 06/09/2010, mas tive um problema com meu diploma da faculdade porque como fui transferida de uma faculdade para outra, a faculdade que forneceu meu diploma colocou anexo uma cópia do histórico da primeira e aqui eles não aceitam a cópia para fazer a equivalência. Sendo assim só pude dar entrada na equivalência do ensino médio. A taxa que pagamos no MICC é para a abertura do dossiê (mesmo que acrescentemos documentos após não iremos pagar novamente), então eu poderia dar entrada na documentação do ensino médio e depois no da faculdade sem pagar nada a mais.
Meu diploma do ensino médio é um diploma de formação de professores (3 anos de estudos) e foi reconhecido como equivalente a um DES (diplôme d'études secondaires), formação geral. Chegou no dia 14 de março de 2011, seis meses depois de dar entrada.
Finalmente minha documentação original da faculdade chegou e dei entrada hoje para fazer a equivalência. A previsão de resposta é para dia 8 de julho desse ano, daqui a 4 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário