Finalmente o grande dia chegou: ontem foi a formatura do Allan!
Lógico que ficamos superhiper orgulhosos do nosso filho ter conseguido essa vitória, afinal não é nada fácil estudar história/geografia, química, matemática... em nossa língua materna, em outra língua então... sem comentários.
A formatura consistiu de um coquetel para pais e alunos e depois um baile, somente para os formandos. A recepção estava linda e todos os formandos a caráter. Após o baile Allan foi com os amigos para o "Vieux-Port", onde ficaram até o nascer do sol.
Uma pequena retrospectiva:
- logo que chegamos procuramos morar em um bom bairro, perto de uma boa escola secundária. No "secondaire" não é obrigatório o aluno residir próximo e nem no mesmo bairro da escola, mas não queríamos que o inverno fosse mais uma barreira a ser encarada, afinal não é nada prazeroso acordar cedo para ir estudar com um monte de neve do lado de fora.
- escolhemos a École Secondaire Mont-Royal e fizemos a matrícula diretamente na escola, pois fomos conversar com a diretora para saber se era possível e ela nos atendeu logo. Como nessa escola os alunos utilisam uniforme, saímos de lá e fomos diretamente compra-los.
- em setembro/2009 Allan foi matriculado na "classe d'accueil" onde estudou até o final de dezembro/2010 (4 meses), depois passou para a turma regular do "4° secondaire", equivalente a mesma que ele estava cursando no Brasil.
- em junho 2010 terminou o ano letivo e Allan foi escolhido o melhor aluno de sua turma e 3° melhor de toda a escola.
- quando o ano letivo recomeçou em setembro/2010 ele entrou para o "5° secondaire", último ano do secundário, mas descobriu um mês depois que estava matriculado em uma turma de história avançada e que com isso não obteria pontuação suficiente para cursar o CEGEP na área de ciências após formado, então pediu para ser transferido para a turma de matemática avançada. A orientadora disse que não era possível, ele tanto insistiu que acabou conversando com o próprio diretor, este explicou que para isso Allan deveria obter a aprovação da professora de matemática e da de ciências. Ele conversou e elas aprovaram, mas ele deveria cursar as aulas de matemática que já havia perdido (com professora particular sairia por 1.000,00 dólares). Ele conversou com o diretor mas este disse que não poderia pagar uma professora na escola só para ele, para isso deveria haver uma turma. Allan pediu permissão para conversar com outros alunos e reunir uma turma (o diretor deixou, mas creio que por imaginar que ele não conseguiria hehehe). Depois de muito "correr atrás" e conversar com vários outros alunos e com o diretor, conseguiram que fosse formada uma turma de 20 alunos que gostariam de mudar de turma (mas não disseram isso antes) e eles passaram a receber as aulas pagas pela escola, em horário extra-classe. No final do ano Allan passou para a turma de matemática avançada.
- mais uma mudança de turma, mais uma barreira a vencer: deveria formar seus grupos de trabalho na nova turma. Essa ele superou muito bem e apresentou ótimos trabalhos na escola.
- um susto: para finalizar o secundário todos os alunos passam por uma prova de francês do Ministério. É uma redação de 4 páginas onde só pode haver 5% de erros. No simulado da prova ele ficou reprovado. Mais uma vez a escola apoiou: aulas de reforço de francês por conta da escola, em horário extra-classe (e mais muito estudo em casa). Na prova oficial ele passou (ufa!).
E agora finalmente terminou o "secondaire" e começará a cursar "Bioécologie" no CEGEP no início do ano letivo, em setembro.
PARABÉNS!!!