Chegada em Montréal

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Demissão - como dar entrada no seguro desemprego

Ok. Fui demitida. E agora, qual é o meu primeiro passo?

Esse post fala de como dar entrada no seu seguro desemprego, ou assurrance emploi, que é feito no site do governo: Service Canada. (Existe também a opção de fazer isso pessoalmente, para isso é só entrar no site e localizar um escritório  "Service Canada" mais próximo da residência). A explicação que darei é para fazer o pedido pelo site, pois é claro que eu fiz assim, é muito prático.

A primeira coisa a fazer é acionar o site do Service Canada na página "Demande des prestations d'assurance-emploi en ligne" e se inscrever. A inscrição leva em média 60 minutos e como será necessário fornecer algumas informações específicas sobre o trabalho é melhor esperar a carta do seu ex-empregador chegar antes de começar.

Obs.: depois que você se inscrever vai receber uma carta do "Service Canada" e nessa carta haverá um código de acesso de 4 números, que servirá para acessar Mon dossier Canada. É nessa página que você irá controlar todas as suas prestações de seguro-desemprego.

Isso feito, é só acessar o seu dossiê com o "code d'accès" fornecido. Simples assim. No seu dossiê você tem acesso não só ao seu pedido de assurrance emploi, como a todos os outros serviços oferecidos pelo "Service Canada" (que são muitos). Vale a pena dar uma olhada geral no site e se cadastrar.

Documentação para o pedido de seguro desemprego:

- número do NAS
- nome de solteira da mãe
- endereço
- número da conta bancária e da agência (vem escrito no cheque)
- dados do trabalho - fornecidos pelo(s) empregador(es). Alguns enviam os dados direto para o Service Canada, como foi meu caso, e nos mandam uma cópia. Isso facilita imensamente a vida, pois nesse caso nao precisamos enviar essa documentação nós mesmos.

O prazo para a primeira prestação é de 28 dias, desde que o pedido tenha sido aceito. Se for negado receberemos a resposta por escrito ou por telefone e temos direito a recorrer.

Como eu disse antes, recebemos pelo correio um "relevé des prestations" que virá também com um código de 4 dígitos, o "code d'accès" que nos permitirá fazer nossa declaração quinzenal (a cada 15 dias devemos declarar se estamos recebendo ou não algum dinheiro proveniente de trabalho executado). O fato de receber essa correspondência não quer dizer que o pedido foi aceito.

Para maiores informações específicas sobre o pedido de seguro desemprego existe uma publicação do governo.



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