Eu decidi mudar de profissão e por isso retornei aos estudos. No Brasil eu era professora, mas agora decidi estudar contabilidade e me tornar contadora (não contadora de casos, afinal nisso já sou "escolada" hehehe). Como eu faço estudo a distância pelo CEGEP@Distance, resolvi falar um pouquinho sobre isso.
Essa é uma opção para quem deseja estudar sem sair de casa. É muito prático porque podemos estudar e trabalhar, ou estudar e trabalhar de casa mesmo, ou simplesmente estudar enquanto toma conta de uma criança (muito bom para quem tem filho e consegue administrar o tempo). Outra vantagem é que podemos nos inscrever em qualquer tempo, não é preciso esperar os meses de março e setembro para começar a estudar. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação e pode-se fazer simplesmente os cursos que faltam para reconhecer um diploma, por exemplo.
Não é preciso fazer a avaliação do MICC antes de começar. Pode-se enviar os diplomas traduzidos diretamente para o local que eles fazem o reconhecimento e equivalência (mas atenção, essa equivalência é válida apenas no local em que estuda). No meu caso, como eu queria mudar totalmente de área não adiantava fazer equivalência porque não tinha nada para equiparar, mandei apenas os diplomas traduzidos do ensino médio. Para quem já é da mesma área que vai cursar, vale a pena fazer a equivalência e assim poderá deixar de cursar alguma disciplina.
É preciso ressaltar que a exigência não é menor e nem os cursos são mais fáceis por serem a distância. O tempo de estudos e as exigências intelectuais são as mesmas, com a diferença que em um curso a distância a autonomia deve ser duplicada.
Porém para estudar a distância é preciso ter muita organização, visto que por estarmos em casa sempre acabamos priorizando outras coisas e deixando o estudo para depois, achando que "vai dar tempo" e com isso o tempo passa e o estudo não evolui. Mas com organização é possível faze-lo e é uma excelente opção como forma de estudos.
A questão básica é: estudando em casa eu tenho direito a bolsa de estudos?
- SIM. Temos os mesmos direitos de quem estuda presencialmente. Para ter direito a prêt-et-bourse (empréstimo+bolsa de estudos) é preciso cursar 180 créditos por sessão (geralmente 3 cursos). Quem faz menos que isso tem direito apenas a um empréstimo para cobrir as taxas escolares e a guarda das crianças. O CEGEP@Distance é subvencionado pelo governo, logo as taxas de escolaridade são as mesmas de qualquer CEGEP público e ele é ligado ao CEGEP de Rosemont, logo o diploma será fornecido pelo CEGEP de Rosemont ao final do curso.
Para entender um pouco mais:
curso = cada disciplina (francês, filosofia, etc)
programa = conjuntos de disciplinas que levam a um diploma (contabilidade, ciências humanas, etc)
Pelo CEGEP@Distance é possível obter um AEC (1 ano de estudos) ou um DEC (3 anos de estudos) nos seguintes programas:
AEC
Educação à Infância = para trabalhar em garderies. Mas atenção, com um AEC (1 ano de curso) é preciso acumular três anos de experiência para ser uma "éducatrice" qualificada. Se fizer um DEC (3 anos) automaticamente passa a ser uma éducatrice qualificada (a diferença é basicamente no salário, pois uma éducatrice qualificada recebe cerca de 3,00 a mais por hora e alguns CPEs - que são as garderies do governo - só aceitam éducatrices qualificadas, outros aceitam normalmente, pois a falta de éducatrices é grande).
Contabilidade = para trabalhar preenchendo livros contábeis, como auxiliar de contabilidade.
Especialista em seguros = tenho um amigo que cursou, ao fim do curso todos os empregos para os quais ele foi chamado consistia em ser vendedor de seguros.
DEC
Ciências Humanas = na verdade não é um DEC, é um DES e não leva ao mercado de trabalho e sim para a faculdade, é um curso para quem quer seguir carreira na área de ciências humanas, direito, ciências da administração ou ciências da educação.
Técnicas de Contabilidade e de Gestão = o nome já diz tudo, nem precisa explicar.
Para quem deseja ir diretamente para a faculdade, mas gostaria de estudar a distância, várias faculdades oferecem essa opção. Como não passei por essa experiência não tenho como descrever melhor e postarei apenas o link já na página dos cursos ofertados por cada uma:
Portal da formação a distância no Québec - direciona para todos os cursos a distância, sejam eles de nível secundário, colegial (CEGEP) ou universitário.
Université du Québec - aqui nós podemos escolher todos os programas ou cursos que são ofertados a distância e seremos diretamente direcionados para a faculdade que oferece o curso escolhido.
Téluq - é a faculdade a distância da Uqàm
Université Laval - não fica em Laval e sim em Ville de Québec