Chegada em Montréal

terça-feira, 31 de maio de 2011

Agente ou conselheiro de emprego

Existe uma grande diferença entre um agente de empregos e um conselheiro de empregos.

"Conselheiro de empregos" é a pessoa que trabalha auxiliando na procura de emprego (segundo interesses, competências e aspirações), ajuda a focar nos objetivos da carreira e a estabelecer planos de ação. Para isso o conselheiro de empregos promove ateliers, ajuda a fazer o CV e a carta de apresentação, treina para a entrevista, explica como telefonar para a empresa, como manter uma relação do envio de CVs, etc. Ou seja, é a pessoa que nos prepara para o mercado de trabalho.

Podemos encontrar um conselheiro de emprego em vários órgãos comunitários, como Carrefour JeunesseCACIPROMIS e vários outros. Esses órgãos são, em geral, subvencionados pelo governo e oferecem vários tipos de ajuda. Nathália é minha conselheira de emprego no Carrefour Jeunesse.

Além do conselheiro de empregos, podemos contar com o "agente de empregos" do Emploi-Québec. O agente de empregos nos acompanhará sempre e para isso é preciso abrir um dossiê no Emploi-Québec. Geralmente quem chega ao Emploi-Québec apenas para fazer pedidos tem o seu pedido recusado. É preciso montar um histórico de caminhada para conseguir usufruir dos benefícios. O agente de empregos gosta quando mostramos que temos um conselheiro de emprego e que ele nos aconselhou a fazer determinado pedido, pois assim ele pode ver que estamos buscando nos aperfeiçoar e/ou realmente trabalhar. Mas enfim, para que queremos um agente de empregos?

O agente de empregos é responsável pelos suportes a inserção no mercado de trabalho. Sendo assim, digamos que estejamos procurando um emprego e, apesar de termos feito tudo que foi orientado pelo nosso conselheiro, não estamos recebendo resposta positiva. O que falta? Tradução de documentos, equivalência de diploma? Peça ao seu agente de empregos. Ele irá avaliar e decidir o que deve ou não ser reembolsado. O meu marido, por exemplo, conseguiu reembolso de todas as traduções e da equivalência também, eu consegui apenas o valor da equivalência, mas não das traduções. Porém, não adianta mandar traduzir e depois pedir reembolso, deve-se perguntar antes ao agente e se ele der sinal positivo é só mandar fazer a tradução, pegar um recibo e deixar no Emploi-Québec em nome do seu agente. O reembolso vem pelo correio, em forma de cheque.

Mas afinal, você continua sem emprego? O francês não está bom? Seu agente irá avaliar se você precisa melhorar seu francês e lhe encaminhar para um curso gratuito, algumas vezes dando uma ajuda de custo durante o curso. Digamos que seu francês esteja bom, mas você precisa é de uma atualização para o mercado de trabalho, um curso para aperfeiçoar suas qualificações. Peça ao seu agente, qualquer que seja o curso, só ele pode decidir se você vai ou não recebe-lo. Existem muitas possibilidades com seu agente do Emploi-Québec, é preciso saber como e quando usufruir.

No entanto, como eu disse antes, não adianta chegar lá e dizer que precisa de algo. É preciso antes ter aberto seu dossiê, ter um histórico. Quando mais esforço demonstrado, maiores chances de conseguir. Por exemplo: meu marido chegou aqui e começou a procurar emprego, mandou vários CVs por conta própria e nada. Ele percebeu que precisava de um curso para se especializar e quando tentou entrar no curso desejado descobriu que esse era um curso oferecido pelo Emploi-Québec, ele não podia simplesmente se inscrever no curso. Ele então foi ao Emploi-Québec e pediu uma vaga, mas o agente disse que precisava de motivos para justificar que estava lhe dando uma vaga e esses motivos não existiam. Para o Emploi-Québec meu marido apareceu lá e pediu um curso sem nem mesmo tentar antes se inserir no mercado de trabalho, ele não havia procurado o serviço antes, não tinha um histórico para provar sua caminhada na busca de empregos e por isso não era admissível ao programa. Depois disso procuramos uma conselheira de empregos e um agente de empregos do Emploi-Québec para começarmos a montar nosso histórico por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário