Chegada em Montréal

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Custos da imigração - 1

Muita gente sempre pergunta pelos custos de imigrar. Claro que isso é muito pessoal, não existe um "valor fechado", mas resolvi fazer essa postagem para dar uma idéia dos custos que temos quando resolvemos imigrar (categoria trabalhador permanente - o mesmo que residente permanente), desde o início do processo até o fim dos seis primeiros meses aqui.

Essa é uma listagem completa, tentei lembrar de todos os custos relacionados ao processo e é evidente que para muitas pessoas deverá ser recalculado. Abaixo deixo sempre dicas de como reduzir os custos.

Essa primeira parte é composta pelas despesas que temos, obrigatoriamente, antes de sair do Brasil.

Processo (retirado do lista de preços Québec e lista de preços Canadá). Obs.: valores em dólares canadenses
  • Taxa do processo de seleção de Québec: 395,00 requerente principal + 152,00 cada membro que o acompanha. Obs.: pagamento realizado no dia de dar entrada na documentação.
  • Taxa do governo federal: 550,00 (cada adulto) + 150,00 (dependente menor de 22 anos). Obs.: pagamento realizado no dia de dar entrada na documentação.
  • Taxa de direito de residente permanente: 490,00 (cada adulto, menores não pagam). Obs.: o pagamento pode ser realizado no início do processo federal ou no final do processo, quando for enviar os passaportes.
Total de taxas (cotação a 1,70. Para converter consulte a tabela do Bovespa).
SOLTEIRO: CAN 1495,00 ou R$ 2440,00
CASAL: CAN 2627,00 ou R$ 4465,00
CASAL + 1 FILHO: CAN 2929,00 ou R$ 4980,00


Como reduzir os custos: não há

Outros custos durante o processo (todos a partir do Rio de Janeiro):
  • Aulas de francês: 6250,00 por pessoa (250 horas de aula com professor particular a 25,00/h)
  • Retirada dos passaportes: 156,00 por pessoa, segundo o site da Polícia Federal
  • Xerox de documentos/fotos: 40,00 por pessoa
  • Taxas de envio dos documentos: 20,00, sengundo a simulação do site dos correios para Sedex comum.
  • Despesas com a entrevista: passagem = 181,00 por pessoa (Submarino Viagens), hospedagem = +- 100,00 pessoa, alimentação:= 80,00 por pessoa
  • Passagem de avião para o Canadá: 2400,00 por pessoa pela Air Canada (Submarino Viagens)
  • Seguro viagem (90 dias): 1 pessoa = 180,00, casal = 314,00, casal+1filho= 449,00 (plano bronze GTA)
Total de custos:
SOLTEIRO: R$ 9307,00
CASAL: R$ 18568,00
CASAL + 1 FILHO (que estuda francês): 27830,00
CASAL + 1 FILHO (que não estuda francês): 21580,00


Como reduzir os custos: 
- procurar um professor que cobre mais barato dando aulas para três pessoas juntas, por exemplo, ou um curso de línguas com preço mais em conta. Lembrando que para as categorias básico e intermediário estudadas em um dos parceiros do governo, pode-se receber reembolso das aulas (há um valor limite) após a chegada ao Canadá.
- se já tiver o passaporte não terá a despesa para retira-lo.
- para a entrevista, caso não more no mesmo estado, pode-se optar por ir de carro (com gás natural o custo é muito baixo), de ônibus ou usar milhas no avião. A hospedagem pode ser feita em hotéis mais baratos, albergue ou casa de amigos. Uma opção é viajar de ônibus durante a noite e assim não pagar hotel, porém é muito cansativo para quem fará uma entrevista na qual deve estar relaxado.
- A passagem de avião deve ser muito pesquisada. Vale a pena retirar o visto americano enquanto ainda tiver vínculos empregatícios com o Brasil e comprar a passagem pelos EUA, o custo é relativamente menor e encontra-se muitas promoções. Utilisar milhas e fazer voos alternativos também é uma boa opção.

Exames médicos (no Rio de Janeiro)
  • consulta: 200,00 por pessoa
  • exames: +- 150,00 por pessoa
  • envio: 150,00 por família
Total de custos:
SOLTEIRO: R$ 500,00
CASAL: R$ 850,00
CASAL + 1 FILHO: R$ 1200,00


Como reduzir os custos: 
- ligar para todos os médicos credenciados da região e optar pelo mais barato e pelo que aceite exames feitos pelo plano de saúde (alguns só aceitem feitos de um determinado laboratório - que não aceita plano de saúde - traduzindo: máfia).
- muitos planos de saúde reembolsam consultas particulares até um determinado valor (50,00 por exemplo). Uma dica é pedir ao médico notas separadas nesse valor até atingir o valor pago por você (ou ao menos uma parte do valor), e é claro que essas notas devem conter datas diferentes
- utilisar o plano de saúde para fazer os exames.

TOTAL GERAL 1: 

SOLTEIRO: R$ 12247,00
CASAL: R$ 23883,00
CASAL + 1 FILHO (que estuda francês): R$ 34010,00
CASAL + 1 FILHO (que não estuda francês): R$ 27760,00

Despesas não contabilizadas que devem ser levadas em conta:
- compra de malas para viagem
- pagamento de excesso de peso/bagagem no momento da viagem


Como reduzir os custos: 
- utilisar as malas que já possui e completar com caixas de papelão (procurar saber se o aeroporto de conexão aceita caixas)
- pedir malas de presente de natal (podem ser malas já usadas, pois muitas vezes as pessoas compram malas para uma determinada viagem e as deixam guardadas sem uso)
-utilisar "bolsas" de viagem estilo "sacoleiros do Paraguay" (com rodinhas), que a gente vai abrindo o fechoeclair e ela aumenta de tamanho. O volume que cabe nessa bolsa é o dobro que cabe na mala de viagem grande. Tenha o cuidado de pesar toda a bagagem deixando sempre uma margem de segurança de 1kg (ou seja, cada bagagem deve ter no máximo 31kg). Endereço para comprar a bolsa em São Paulo: IMPÉRIO DAS BOLSAS - Rua Quintino Bocaiúva, 79 Centro 3105 5575. Eles tem uma filial na Av. Paulista 1098, Loja 98 Jardins. Telefone 3288 6240

Custos da Imigração 2
Custos da Imigração 3 

Custos da Imigração 4

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