Chegada em Montréal

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Francisação Grey

Como Leide comentou, eu comecei minha francisação no nível 3. A primeira aula foi uma aula de revisão, que serve para o professor avaliar o nível da turma (os que vieram do nível anterior) e saber se os alunos que foram encaixados pelo MICC estão realmente no nível correto. Senti bastante dificuldade nesta revisão e mesmo quando sabia a resposta, as vezes não sabia explicar o porquê e isso me incomodou bastante, já que a maioria da turma sabia do que estava falando. Por isso resolvi pedir para voltar para o nível anterior e a professora concordou. Cursei apenas dois dias no nível 3 e no terceiro dia já estava na turma que acompanharia até o final do curso.

No nivel 2 meu professor foi o M. Gaétan Roy (québécois) e a monitora foi Jennifer Pocart (francesa). Os dois trabalhavam muito bem juntos. Apesar serem québécois, os professores sempre utilizam um francês standard. Logo não há nenhum problema quanto a dificuldade de compreensão. O M. Gaétan gostava muito de brincar com esse receio do imigrante quanto ao sotaque québécois e as vezes ele falava com o sotaque de sua cidade natal (do interior do Québec) apenas para termos uma noção do que poderíamos escutar saindo de Montréal.

No nível 3 tive duas professoras, Mme. Marie-André e Mlle. Valerie (ambas québécoises). Mlle Valerie nos dava aula apenas as sextas-feiras pois Mme. Marie-André estava para se aposentar e num processo de transição daqui, quem está nesta fase passa a trabalhar apenas 4 dias por semana. Nosso monitor foi M. Richard (québécois, o mesmo que a Leide teve no primeiro período).

Pouco antes de terminar a francisação, quem quisesse deveria se inscrever para fazer uma prova e continuar com o francês escrito ou francês oral (um nível mais avançado focando em uma ou outra competência). Tanto eu quanto alguns alunos de minha turma e muitos e muitos outros de vários locais diferentes se inscreveram. Fizemos a prova, que era composta apenas de uma redação, e na semana seguinte tivemos a surpresa de que o governo cancelou as turmas de francês escrito. Fizemos manifestação em frente ao ministério, mas não adiantou nada.

Solução: ir para a Comissão escolar. A diferença é que assim não recebemos bolsa de estudos durante o curso. Cursei em Outremont High-Scholl. Fiz uma prova de nivelamento e fui classificado para o último nível. Este curso também foi muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário