Chegada em Montréal

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Transporte público em Montréal

O transporte público daqui, em comparação com o do Brasil, é muito bom. Porém, há muita diversidade entre os horários de ônibus: em alguns locais os ônibus passam a cada 5 minutos, em outros a cada hora. O ônibus mais perto da minha casa passa a cada 25 minutos (e muitas vezes ele atrasa, já tiveram vezes nas quais ele simplesmente não passou), mas se eu caminhar dez minutos pego um ônibus que passa a cada 5 minutos. A lógica é que um ônibus não deve rodar superlotado, então, quanto mais clientela, mais ônibus disponíveis naquela linha.

Vou tentar explicar como funciona o sistema de transportes daqui: existe um cartão (estilo Riocard) que podemos pagar por: bilhete único, seis bilhetes, dez bilhetes, semana ou mês. A taxa é fixa para o período escolhido, paga-se um valor independente da quantidade de transportes que for pegar. Com esse cartão fica muito fácil a locomoção, pois podemos entrar em quantos transportes quisermos e quantas vezes forem necessárias sem pagar a mais por isso, fazendo a integração ônibus-metrô (para incluir o trem pagamos 9 dólares a mais, mas só começamos a andar de trem quando mudamos para a casa nova). Os ônibus não circulam como no Brasil, eles fazem um caminho pequeno, geralmente em linha reta e em uma mesma rua (as ruas daqui são enormes e atravessam vários bairros), isso faz com que o transporte seja bem rápido e eficiente, por isso é comum combinarmos ônibus-metrô ou ônibus-ônibus. Em cada ponto de ônibus tem o horário em que o ônibus passa naquele ponto e dentro dos ônibus tem os panfletos com o horário em que o ônibus passa nos principais pontos, então fica fácil calcular os trajetos e não ficar muito tempo esperando. Se tivermos celular é só passarmos uma mensagem para a STM (empresa de transportes) no numero 52786 com o número da linha e o número do ponto de ônibus que recebemos o horário em que os três próximos ônibus passarão. Por exemplo, se quero saber o horário em que o ônibus 92 passará no ponto 56095 é só escrever no corpo da mensagem: 9256095 (assim mesmo, tudo junto) e enviar para 52786. Em uns 2 segundos recebemos a mensagem com os horários. Por isso já deixei gravado no meu celular os números dos pontos de ônibus que utilizo habitualmente.
Placa fixada no ponto do ônibus


Nas estações de metrô também tem os panfletos e em algumas tem o mapa da cidade (que é distribuído gratuitamente nos guichês, basta solicitar a um atendente). Nesse mapa tem o trajeto de todos os ônibus, metrôs e trens e assim é praticamente impossível não conseguirmos ir de um lugar a outro com facilidade. Uma das coisas que tive medo quando cheguei aqui era de me perder nas ruas e não conseguir pedir informações, mas não tem nenhuma chance disso acontecer por aqui, porque a cidade é muito bem planejada, as ruas são certinhas e os trajetos marcados no mapa são muito bons. Uma coisa com a qual nos acostumamos fácil é achar tudo muito perto, primeiro porque geralmente todos os bairros tem mesmo tudo perto e depois porque se não tiver é só pegar um ônibus e voltar rapidamente, é tão natural que parece até que estamos indo ali na esquina (lembrando que pagamos o bilhete do transporte uma única vez e não faz diferença se, durante o período que foi pago, pegarmos 300 ônibus ou apenas 1).

Valores das passagens (em dezembro/2010):
Bilhete único (vale por 90 minutos, para ônibus e metrô): 2,75 (fazemos integração)
6 bilhetes: 13,25
10 bilhetes (se vc andar 2 vezes por semana apenas, por exemplo, vale a pena): 21,00
Semanal (vale até o domingo, mesmo se vc só comprar na sexta): 20,50
Mensal (vale até o último dia do mês vigente, para quem chega no meio do mês é melhor comprar semanal): 70,00
Trem unitário: 4,00 (zona 1)
Mensal com trem incluso (compra na estação central de trem, não no metrô): 81,00 para a zona 1.
Estudantes até 25 anos pagam tarifa reduzida e o cartão tem foto. Na primeira vez é necessário pagar pelo cartão com foto (35,00 + valor da recarga reduzida), mas depois é só recarregar. É muito fácil e rápido fazer o cartão. Para quem vai pegar o cartão comum precisa pagar 3,50 + a primeira carga, depois é só ficar recarregando.
Obs.: o “train de banlieue” (trem) cobra taxa por zonas. A minha é a zona 1, que circula pelo centro e arredores. A 2 vai mais além e a 8 é a mais distante que tem, para outros municípios. Cada um só paga pelo que precisa, assim quem viaja para longe paga mais caro do que quem viaja para perto. Para o trem existe um programa de bônus: se fizermos uma recarga automática pelo cartão de crédito durante 12 meses, pagaremos apenas 11, o décimo segundo mês é gratuito. Sendo assim, pagaremos 891,00 para um ano de uso de ônibus, trem e metrô  e se fizermos apenas ônibus e metrô pagaremos 840,00. Por isso, para quem mora perto das estações de trem, vale a pena pagar um pouquinho a mais e poder usufruir o ano inteiro.

O cartão do sistema de transporte se chama OPUS e o site é: http://www.carteopus.info/.

No site há muitas e muitas informações, trajetos, horários e itinerários.

No site abaixo podemos ver os mapas da cidade. O mapa que tem todos os transportes e nós recebemos é o primeiro da lista (le plan du réseau). Nós podemos pegar esse mapa gratuitamente nos guichês dos metrôs.
http://www.stm.info/info/plans.htm

Comentários que não posso deixar de fazer:

- os motoristas dos ônibus são, na maioria das vezes, muito simpáticos (nunca vi um que não fosse, mas devem existir, com certeza).
 - nunca um ônibus deixará de parar em um ponto para pegar um passageiro, principalmente se este for estudante (digo isso porque no Rio os alunos saíam da escola e ficavam muito tempo no ponto esperando a boa vontade de algum motorista, pois muitos não param para estudantes). Basta estar no ponto que o motorista irá parar, não fazemos sinal com a mão.
- se uma cadeira de rodas ou carrinho de bebê vai entrar no ônibus, todos esperam calmamente, ninguém faz cara feia. Aliás, entrar carrinho de bebê no ônibus é algo super normal.
- os ônibus mais antigos tem escadas e nos panfletos com horário dos ônibus vem especificado quando há um ônibus assim circulando, pois os cadeirantes não poderão entrar. A maioria dos ônibus não tem escadas, mas ainda circulam desses.
- não existe cobrador no ônibus e o motorista não recebe nada, se a pessoa não tiver bilhete de passagem e for pagar na hora, fará isso diretamente na maquininha que fica na entrada do ônibus, mas se não pagar com dinheiro exato também não receberá troco.
- entra uma pessoa de cada vez no ônibus, no maior respeito. Ninguém empurra ou fala para o outro ir mais rápido, mesmo se estiver chuvendo ou nevando.
- só podemos entrar no ônibus pela porta da frente, mas podemos descer pela frente ou pela porta de trás. Se descermos pela porta de trás, somos nós mesmos quem a abrimos, através de sensor de movimento que o motorista ativa apenas quando o ônibus para em um ponto. Se alguém vai descer pela porta da frente, quem está do lado de fora espera até que todos desçam para poder entrar no ônibus.
- o ônibus não param fora do ponto, não adianta insistir. Mesmo que você queira descer e esteja parado em um sinal, a 5 passos do ponto, ele não vai abrir a porta. Assim como não parará fora do ponto para te pegar, mesmo que você esteja congelando embaixo de uma tempestade de neve, caminhando para o ponto e fazendo sinal de que gostaria muito de entrar ou correndo como um desesperado porque está atrasado (alguns motoristas param no ponto e esperam até que você chegue lá, mas não param fora do ponto). A única excessão a essa regra é uma outra regra que existe: uma mulher desacompanhada, depois das 19h pode pedir para o motorista parar fora do ponto para descer o mais próximo possível de sua residência.
- ninguém pede para segurar nossa bolsa, mochila, etc. Cada um que carregue a sua :-(    Obs.: estamos mudando isso com nossos amigos e ensinando o "jeito brasileiro" de ser solidário no ônibus :-)
- nem todos os pontos de ônibus tem uma cabine para proteger do vento e da neve. Geralmente, se estamos no inverno e o ônibus levará mais de 5 minutos para passar, caminhamos até um ponto que tenha uma cabine, principalmente se estiver ventando. Se por acaso o ponto de ônibus for visível de dentro de uma loja ou de dentro do metrô, é lá mesmo que ficamos esperando.


Cabine de ponto de ônibus


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