Chegada em Montréal

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Francisation en ligne

Estamos na semana de carnaval e por isso estou de bobeira em casa, então aproveitei para entrar no curso de francisation en ligne (FEL) do governo de Quebec.

Comecei a fazer o teste mas meu pc travou e não pude terminar. Quando tentei refazer não tinha permissão, pois constava que já havia realizado. Escrevi um e-mail para o curso pedindo a liberação, e após 36 horas recebi. Fiz o teste e fui classificada como nível 4, devendo começar pelo módulo 1 do 1º bloco de atividades. Meu marido foi classificado como nível 6, devendo começar pelo bloco 3 (mas até não foi liberado o acesso para ele, devem estar esperando montar turma). No momento em que terminei o teste já tive as atividades liberadas para mim.

Uma tutora foi designida para me acompanhar, ela se chama Annick e é muito simpática. Me passou e-mails com orientações sobre o curso e marcando minha primeira aula virtual que será no sábado. Gostei de trocar e-mails com ela porque foi a primeira vez que escrevi em francês (sem ser através de exercícios) com a real necessidade de "escrever para me comunicar".

Até agora estou achando o curso bem legal. Todos os livros de francês que já vi falam sobre a França, mas como esse é um curso de francisação, tudo é focado no Quebec. Então é possível aprender, além do francês, um pouco da cultura quebecois.

Apesar de ser um curso "en ligne", no qual podemos dispor do tempo a vontade, existem algumas regras que devem ser seguidas. Uma delas é que não podemos ficar mais de 10 dias sem realizar uma atividade, se isso ocorrer seremos cortados do curso. Ou seja: é necessário ter uma periodicidade no curso para assegurar o acesso. Obrigatoriamente temos que realizar exercícios e produções escritas que serão corrigidos pela tutora e também frequentar a classe virtual depois que terminamos cada módulo (o bloco 1 é formado por 4 módulos, então ao final do bloco 1 tenho que ter frequentado 4 classes virtuais). Ainda não sei como funcionam as classes virtuais, pois só frequentarei a primeira no sábado.

Para se inscrever no curso é necessário ter o CSQ (tem que esperar alguns dias depois que receber o CSQ para o sistema ser atualizado). Então é só acessar o link: http://www.francisationenligne.gouv.qc.ca/ e se inscrever. A inscrição é feita usando o "n° réf. ind. " (numéro de référence individuel) que está abaixo do n° dossier.

Ao iniciar o curso é feito um teste de múltipla escolha, com a duração máxima de 30 minutos , e ao final a pessoa é classificada com um nível entre 1 e 12. Logo após estará recebendo um mail com instruções de como começar o curso. Um tutor é designado e marcará uma aula virtual para apresentação dos alunos da classe e das "ferramentas" do curso. É necessário fone e microfone p/ os encontros virtuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário