Chegada em Montréal

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Início oficial do inverno

Hoje é o dia em que o inverno começa oficialmente, apesar do frio ter chegado bem antes dele. Então, para comemorar a chegada do inverno, um post totalmente dedicado a ele.

O dia está relativamente "quente": mínima de -2°C e máxima de -5°C, sem neve e sem chuva. Ou seja: um bom dia para passear e curtir a chegada do inverno, se não tivéssemos que trabalhar, é claro.

Desde o início do outono começa a esfriar e temos muita variação de temperatura. Dia primeiro de dezembro chegamos a ter 13°C e no dia 6 estava -6°C, por isso a previsão meteorológica aqui é muito importante. Eu não saio de casa sem consulta-la, mesmo porque dentro de casa não temos noção da temperatura que está fazendo do lado de fora. Meu site mais consultado é, com certeza Meteomedia, que olho mais que meu e-mail.

O inverno, para algumas pessoas, é muito ruim, para outras é maravilhoso e para algumas é apenas mais uma estação para aproveitar. Acho que me encaixo na última categoria. Como não faço snowboard e nem ski na neve, não posso dizer que aguardo ansiosamente a chegada do inverno e que amo de paixão. Mas também não desgosto, na verdade acho uma estação deliciosa e diferente. Gosto de aproveitar para escorregar na neve, tirar belas fotos, patinar no gelo, tomar capuccino quente no Tim Hortons, ver a neve cair... e diversas outras coisas que só fazemos nessa época do ano.

A neve não me incomoda, nem quando está caindo nem quando está na rua e tenho que andar sobre ela. Na verdade é como andar na areia, mas o que muita gente (que nunca viu um lugar com neve) não sabe, é que a neve nem sempre é branquinha e bonitinha. Na verdade, os carros passam e sujam a neve na rua, que fica cor de lama. Quando o tempo esquenta a neve começa a derreter por baixo e escorre uma camada de água na rua, as pessoas pisam, os carros passam... e em consequência a neve perto das ruas vira uma "laminha", fica suja e feia. Porém, isso só acontece quando a neve está derretendo, no resto do tempo as ruas permanecem secas normalmente, apesar de que, na beira da calçada a neve é sempre suja. Também acontece de, durante o dia a temperatura esquentar um pouco e se chegar perto de 0°C a neve derreter, mas durante a noite a temperatura cai novamente e a camada de água que tinha se formado na calçada congela formando uma fina camada de gelo, que muitas vezes nem vemos e por isso mesmo ficamos escorregando. Dessa parte de cair eu realmente não gosto. Mas é claro que isso não acontece sempre e até agora, desde quando começou a nevar, só levei uma queda.

Mas, ao mesmo tempo em que a neve nas ruas é feia, nas calçadas, quintais, teto das casas e nas plantas é linda, linda, linda! Quando o dia está ensolarado, então... é um sonho de tanta beleza. Vale a pena sair na rua só para admirar.


destaque para o chão, a "laminha" que fica quando a neve derrete e os carros passam

Contraste: neve branquinha e neve "suja" onde as pessoas andam

Uma linda paisagem de inverno na cidade de St-Sauveur

Outro contraste: neve branca no parque, mas a que foi retiada da rua está suja

Outra paisagem bonita. A neve é realmente muito linda


Outra coisa interessante: quando o dia está assim meio triste, nublado, nevando... geralmente não está muito frio, não (para os padrões daqui, pois com não está muito frio quero dizer que está  acima de -10°C e não com uma temperatura acima de 0°C). Mas quando está aquele lindo dia de sol, céu azulsíssimo, podemos ter certeza que está frio, bem frio! A explicação é simples: as nuvens retem o "calor" na atmosfera e quando não está nublado o calor se dissipa.

2 comentários:

  1. Ninguém segura a Leide hein.
    Desse jeito vai virar escritora profissional!!

    Estou com saudades...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Roberta. Sabe que eu falo muito, né? Aí, quando começo a escrever... tem que ter paciência para ler minhas abobrinhas hehehe.

    ResponderExcluir