Chegada em Montréal

domingo, 29 de maio de 2011

Meu primeiro trabalho oficial: voluntária para treinar uma equipe feminina de futebol

Primavera é a época em que começam as atividades externas por aqui. Acabou a neve e a temperatura começa a subir, nada melhor do que ir para a rua, clube, parque...

Foi justamente na primavera do ano passado que consegui meu primeiro trabalho oficial aqui em Montréal (de 08/05/2010 a 20/06/2010), mas como até hoje não havia escrito sobre isso, resolvi fazer todo um "pacote" sobre trabalho e escrever todos de uma só vez.

Aqui onde moro tem uma enorme área de lazer e todos os anos, nessa época, a prefeitura oferece atividades para as crianças por um preço simbólico para cobrir os custos com uniforme, material, medalhas e atividades relacionadas. Todo o trabalho é feito por voluntários. Eu então telefonei para lá e me ofereci como voluntária para treinar uma equipe de futebol, mas não fui aceita por conta do meu francês ainda muito fraco, apesar de compreender bem eu falava pouco para trabalhar. Mas por fim uma equipe feminina com meninas entre 12 e 13 anos ficou sem treinador (todo mundo queria crianças ou meninos) e após insistir mais uma vez acabei conseguindo a vaga.

Tivemos uma reunião onde recebemos algumas instruções e depois peguei o material para trabalhar e os uniformes. Próximo passo: telefonar para os pais e marcar a entrega dos uniformes. Ótimo, começando a treinar o francês.

O trabalho consistia não em treinar o grupo, porque na verdade não havia tempo hábil para isso, era apenas organiza-las na hora do jogo, cuidar para que todas participassem, organizar o material e fazer um leve treinamento de 15 minutos antes de cada partida. Todos os sábados e domingos durante um mês e meio. Tinha 17 meninas na minha equipe, nem sempre fácil de manter a ordem, nem todas interessadas em jogar, apenas em se divertir. Senti o primeiro impacto de dar aula em uma outra cultura, para adolescentes e sem conseguir me expressar direito, mas correu tudo bem. Esse  primeiro trabalho abriu as portas para meu primeiro emprego oficialmente remunerado.

Como não podia tirar foto das meninas tirei apenas uma minha, com o uniforme do jogo que eu também usava (para diferenciar quem era o técnico de cada equipe).





2 comentários:

  1. Que legal!Não vejo a hora de chegar no Québec e me inserir em nossa área de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Qual sua área? Vocês já tem previsão para a chegada aqui?

    Abraços

    ResponderExcluir