Chegada em Montréal

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Trabalho na academia: samba, forró e capoeira

No final de dezembro/2010 uma amiga brasileira que mora no mesmo prédio que eu (Tatiana) perguntou se eu e Grey gostaríamos de dar aula de dança na academia que ela frequenta, aqui perto. Eu amei a idéia, é claro, e fomos conversar com o gerente da academia.

Ele estava procurando algo novo para fazer um projeto na academia na intenção de atrair mais membros. O esquema da academia é: a pessoa se torna membro e paga uma mensalidade, tendo direito a fazer qualquer atividade que a academia ofereça. O contrato é de um ano e a mensalidade é descontada no cartão de crédito durante todo esse período. Todas as academias por aqui funcionam dessa forma.

Eu e Grey conversamos com o gerente (um italiano chamado Franco) e combinamos que daríamos aulas de forró e samba 1 vez por semana a 35,00/hora. Eu me ofereci para dar aulas de capoeira de graça, pois queria divulgar o trabalho e a academia não tinha interesse. O combinado foi que o projeto teria a duração de um mês e meio e se conseguíssemos atrair uma nova clientela para a academia passaríamos a dar aulas em 2011, inclusive a aula de capoeira passaria a ser remunerada. Para quem não era membro da academia haveria uma cobrança por aulas enquanto durasse o projeto, e evidentemente quem já era membro ou resolvesse se filiar não pagaria para fazer as aulas.
Propaganda feita pela academia
A aula de forró foi um fracasso total e na verdade só chegamos a dar duas aulas, não teve clientela. A aula de samba de gafieira foi a que fez mais sucesso, principalmente por incentivo de Tatiana, que ia a todas as aulas e ainda convidava a galera da academia para ir junto. As aulas de capoeira eu dava sozinha, pois Grey trabalhava aos domingos, e não teve quase alunos. Não tivemos um aluno sequer de fora da academia, mesmo fazendo propaganda em todas as comunidades e enviando e-mail para todos os amigos ninguém apareceu e por isso o projeto finalizou na data prevista e não tivemos contrato para o ano de 2011. Mas o dinheiro que recebemos da academia foi nosso "décimo terceiro", pois pedi para receber tudo somente no final do projeto.

Para receber foi super simples: fiz um recibo no word com a data, meu nome e endereço, nome e endereço da academia, a listagem das aulas dadas com o valor a receber por cada uma e a soma no final. Enviei por e-mail para o gerente e depois fui lá buscar meu cheque. Simples assim. Obs.: na hora de declarar no IR também é bem simples, sem complicação alguma.

Aula de samba - aquecimento
Aula de capoeira: ginga



Nenhum comentário:

Postar um comentário