Chegada em Montréal

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Formatura do Allan

Finalmente o grande dia chegou: ontem foi a formatura do Allan!
Lógico que ficamos superhiper orgulhosos do nosso filho ter conseguido essa vitória, afinal não é nada fácil estudar história/geografia, química, matemática... em nossa língua materna, em outra língua então... sem comentários.

A formatura consistiu de um coquetel para pais e alunos e depois um baile, somente para os formandos. A recepção estava linda e todos os formandos a caráter. Após o baile Allan foi com os amigos para o "Vieux-Port", onde ficaram até o nascer do sol.
Uma pequena retrospectiva:
- logo que chegamos procuramos morar em um bom bairro, perto de uma boa escola secundária. No "secondaire" não é obrigatório o aluno residir próximo e nem no mesmo bairro da escola, mas não queríamos que o inverno fosse mais uma barreira a ser encarada, afinal não é nada prazeroso acordar cedo para ir estudar com um monte de neve do lado de fora.
- escolhemos a École Secondaire Mont-Royal e fizemos a matrícula diretamente na escola, pois fomos conversar com a diretora para saber se era possível e ela nos atendeu logo. Como nessa escola os alunos utilisam uniforme, saímos de lá e fomos diretamente compra-los.
- em setembro/2009 Allan foi matriculado na "classe d'accueil" onde estudou até o final de dezembro/2010 (4 meses), depois passou para a turma regular do "4° secondaire", equivalente a mesma que ele estava cursando no Brasil. 
- em junho 2010 terminou o ano letivo e Allan foi escolhido o melhor aluno de sua turma e 3° melhor de toda a escola.
- quando o ano letivo recomeçou em setembro/2010 ele entrou para o "5° secondaire", último ano do secundário, mas descobriu um mês depois que estava matriculado em uma turma de história avançada e que com isso não obteria pontuação suficiente para cursar o CEGEP na área de ciências após formado, então pediu para ser transferido para a turma de matemática avançada. A orientadora disse que não era possível, ele tanto insistiu que acabou conversando com o próprio diretor, este explicou que para isso Allan deveria obter a aprovação da professora de matemática e da de ciências. Ele conversou e elas aprovaram, mas ele deveria cursar as aulas de matemática que já havia perdido (com professora particular sairia por 1.000,00 dólares). Ele conversou com o diretor mas este disse que não poderia pagar uma professora na escola só para ele, para isso deveria haver uma turma. Allan pediu permissão para conversar com outros alunos e reunir uma turma (o diretor deixou, mas creio que por imaginar que ele não conseguiria hehehe). Depois de muito "correr atrás" e conversar com vários outros alunos e com o diretor, conseguiram que fosse formada uma turma de 20 alunos que gostariam de mudar de turma (mas não disseram isso antes) e eles passaram a receber as aulas pagas pela escola, em horário extra-classe. No final do ano Allan passou para a turma de matemática avançada.
- mais uma mudança de turma, mais uma barreira a vencer: deveria formar seus grupos de trabalho na nova turma. Essa ele superou muito bem e apresentou ótimos trabalhos na escola.
- um susto: para finalizar o secundário todos os alunos passam por uma prova de francês do Ministério. É uma redação de 4 páginas onde só pode haver 5% de erros. No simulado da prova ele ficou reprovado. Mais uma vez a escola apoiou: aulas de reforço de francês por conta da escola, em horário extra-classe (e mais muito estudo em casa). Na prova oficial ele passou (ufa!).

E agora finalmente terminou o "secondaire" e começará a cursar "Bioécologie" no CEGEP no início do ano letivo, em setembro.

PARABÉNS!!!

6 comentários:

  1. Oi,Jucileide!Fico feliz pela conquista de vcs!Parabéns para Allan!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada. A gente vai avançando um passinho de cada vez. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra vcs Ju!!! Esse menino é de ouro,eu sou mega fã dele!!
    Sabia que daria tudo certo pq desde que o ví pela 1ª vez. Que Deus abençoe muito os caminhos dele pq o que depender dele mesmo,o futuro está garantido cercado de sucesso e realizações.

    Bjs de saudades!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que lindo, estou emocionada com seu filho, imagino sua alegria e orgulho! Deve ser assim até hoje, que lindo!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Sabrina :-)

    Eu sou mãe coruja mesmo rsrsrs, sinto muito orgulho dele e de suas conquistas por aqui. O secundário foi uma grande conquista, porque ele já começou no meio do quarto ano, não teve nenhum tipo de preparação anterior estudando desde o início do secundário, mas se saiu muito bem. Os amigos que fez na escola ele guarda até hoje, apesar de estarem todos estudando em lugares diferentes.

    Ele se inscreveu e passou para o CEGEP que queria, vai começar agora o último ano e logo partirá para a a faculdade. Se destacou muito no CEGEP também, lançou projetos lá que chegaram até a sair no jornal e faz parte do comitê estudantil. Pelo segundo ano consecutivo foi convidado a trabalhar para o governo durante as férias fazendo controle ambiental, então experiência no seu cv não falta.

    Tem como não ser coruja?

    Mas o mais importante é: se a gente diz que imigrou para dar melhores oportunidades aos filhos, é preciso trabalhar para isso. Realmente vale a pena :-)

    ResponderExcluir