Chegada em Montréal

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Conhecendo os tipos de imóveis do Québec

A compra de um imóvel aqui é muito mais acessível e menos burocrática que no Brasil. Menos burocrática pelo simples fato de ter profissionais que, obrigatoriamente, cuidam da burocracia para nós.

Desde que começamos a pensar em comprar um imóvel é preciso saber que tipo de imóvel desejamos. Existem diversos tipos de imóveis: residencial, terras/terreno, fazenda/sítio, imóvel comercial, imóvel industrial.  Mas vou me limitar aos modelos de imóveis residenciais, pois é o que interessa no momento e é pelo qual já passei pela experiência. Mesmo para falar de imóvel residencial já é muita coisa.

Quando escolhemos um imóvel devemos pensar em três categorias: gênero, estilo e tipo de imóvel. Eu por exemplo comprei: "maison unifamiliale", estilo "bungalow", "isolée". Mas também fiquei tentada por uma "maison unifamiliale", estilo "maison à étages", "jumelée".

Gênero da propriedade (deixarei os nomes em francês, com as devidas explicações em português).
MAISON UNIFAMILIALE 

Como o nome já diz: "casa familiar", ou seja, uma casa que você irá comprar para morar com sua família (teoricamente). Se você comprar uma casa e morar no mínimo um ano nela, no momento de vender não precisará pagar TPS/TVQ para o governo (que são taxas sobre compra e venda de mercadoria). Se comprar apenas para alugar e revender, precisará pagar essas taxas.

CONDO/APPARTAMENT

Um condo é um tipo de propriedade que você compra e divide taxas com os outros moradores. É exatamente igual ao condomínio no Brasil, com as mesmas confusões na hora da tomada de decisões. Quanto maior o condo, mais difícil serão as tomadas de decisões coletivas (como por exemplo a troca de um telhado, o conserto do elevador (se houver), a retirada de neve, a limpeza do local, manutenção elétrica do prédio, etc).

Um condo pode ser constituído de apartamentos, duplex/triplex(etc) ou pode ser um condo de casas (nesse caso as casas são coladas e não separadas). Um condo geralmente tem preço mais acessível, porém o proprietário pagará a taxa de condomínio para sempre, então isso deve ser levado em consideração na hora da compra, além das taxas municipal e escolar que qualquer proprietário paga, não importa o tipo de propriedade. A taxa de condomínio é estabelecida pela administração do condo. Qualquer proprietário de condo sabe que terá vizinhos colados, pois não existe condo com imóveis separados uns dos outros.

Algo muito (extremamente) importante a saber é que existem dois tipos de condo: divisé e indivisé (dividido e não dividido):

Divisé - cada proprietário possui sua propriedade e faz dela o que bem entender (reforma, vende...). Não precisa do aval de nenhum outro morador do condo para isso. Ela é legalmente dividida.

Indivisé - é um tipo de condo que não é exatamente dividido legalmente. Cada um tem sua propriedade, mas como na prefeitura a escritura do imóvel consta como única, se um dos proprietários quiser vender o imóvel deverá ter o aval de todos os outros proprietários. Resumindo: não entre nessa, é furada. São as propriedades mais baratas (tirando as casas móveis), mas as que dão maior dor de cabeça.

PROPRIÉTÉS À REVENUES

É uma propriedade de andares, chamadas duplex (2 andares), triplex (3 andares), quadruplex (4 andares) e assim por diante.

Geralmente quem compra esse tipo de propriedade mora em um andar e aluga o(s) outro(s) para ter uma renda mensal. Daí o nome "propriété à revenue"/propriedade para renda. Quando o banco faz o cálculo da hipoteca ele leva em consideração a renda que você obterá com o aluguel. É muito comum a propriedade já ser vendida com inquilinos e nesse caso o novo proprietário deve cumprir com o contrato e não pode tirar os inquilinos de lá.

Algumas dessas propriedades são vendidas com os andares separados, se tornando então um "condo indivisé", pois para a prefeitura o imóvel é um só, não existe separação. Mas o normal é que o comprador compre toda a propriedade e não apenas um andar. É claro que são imóveis mais caros, mas haverá um retorno do dinheiro. Quase sempre a própria hipoteca pode ser paga apenas com a renda adquirida nos aluguéis.

Porém o proprietário é quem vai cuidar da reforma, da limpeza externa do local, da retirada da neve, da manutenção, etc.

Estilo do imóvel

BUNGALOW
É uma casa de apenas um andar, separada dos vizinhos (isolada). É uma casa prática por ter apenas um andar e possui uma varanda. A garagem de um bangalô (se existir) é separada do prédio principal. O telhado cobre a extensão de toda a estrutura, mas a despesa para refazer o telhado não é tão grande porque geralmente o bangalô é uma contrução pequena.

MAISON DE PLAIN-PIED 
É uma casa de apenas um andar, é prática por possuir todos os cômodos no mesmo andar. A garagem (se existir) é colada na casa. O telhado cobre toda a extensão da casa e a despesa para refaze-lo deve ser considerada no orçamento.

MAISON À ÉTAGES
É uma casa que pode ter dois ou mais andares. Não é muito prática por causa das escadas, principalmente para pessoas mais idosas, mas é muito boa para quem gosta de ter os quartos separados dos ambientes comuns, como sala e cozinha, por exemplo. A extensão da casa é menor, pois ela ganha em altura, e como o telhado fica apenas no último andar é bem mais econômico para refaze-lo.

MAISON À PALIERS MULTIPLES 
É uma casa onde uma parte dela pode ter 3 andares, a outra 2, uma outra pode ser de apenas um andar. Geralmente é uma casa bem grande.

MAISON À UN ÉTAGE ET DEMI
É uma casa com um segundo andar, porém esse segundo andar é pequeno, como por exemplo, um quarto no andar de cima.

MAISON MOBILE 
Quando falamos de "casa móvel" pensamos logo naquelas casas em trailler, que vemos nos filmes. Mas uma "casa móvel" não é só isso, apesar dessas também existirem. Hoje em dia uma casa móvel parece demais com qualquer outra construção, sendo que ela é quase sempre em formato retangular e é construída com um sistema de rodas embaixo, para poder ser movida quando necessário, mas não é tão móvel quanto uma casa-trailler. O valor é infinitamente mais baixo que qualquer outro tipo de casa. Esse tipo de casa não terá uma estrutura embaixo da terra, como acontece com as demais, e consequentemente não terá um sub-solo (sous-sol).

APPARTEMENT
É um apartamento tal e qual conhecemos no Brasil. Não existe apartamento que não seja um condo, então para quem pensa em comprar apartamento sabe que pagará sempre a taxa de condo, que é muito variável e nem sempre é cara.

LOFT/STUDIO
Não é nada mais que um apartamento pequeno, muitas vezes com um cômodo único dividido entre sala, cozinha e quarto, ou sala/cozinha com quarto separado.

DUPLEX/TRIPLEX/QUADRUPLEX
Um prédio de dois/três/quatro andares, com imóveis independentes.


Tipo de imóvel

EN RANGÉE
Os imóveis são construídos uns ao lado dos outros. A vantagem é que, por ter as duas laterais do imóvel coladas com o vizinho, o gasto com aquecimento será muito menor do que o de um imóvel isolado. A desvantagem é que não haverá janelas nas laterais e, se a isolação acústica não for boa, escutamos todo o barulho do vizinho. Mas como proprietários podemos fazer uma reforma interior e mudar o tipo de isolamento.
maison condo en rangée


EN RANGÉE SUR COIN
É o último imóvel de uma sequência . Tem uma lateral colada com o vizinho, mas a outra é livre, pois fica na esquina.
maison unifamiliale en rangée sur coin



JUMELÉE

É um meio termo entre a "en rangée" e "isolée". O nome vem do termo jumeaux(gêmeos) e significa exatamente isso: dois imóveis idênticos que dividem uma mesma parede. 
maison jumelée


ISOLÉE
É um imóvel sem vizinhos colados. O quintal é maior, pois além da frente e dos fundos há também as laterais. A desvantagem é que o aquecimento sairá mais caro, visto que todas as paredes laterais estão expostas ao frio.
duplex isolé

9 comentários:

  1. Nossa! Qual delas vou querer?
    Gostei do Jumelé!
    Obrigado mais uma vez por seus importantes posts

    Cordialmente,
    Fabio

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeeei,
    E ainda vem com imagens o que ajuda bastante.
    Obrigada pelo post, bastante útil.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço mais os termos em inglês, do programa "property virgins"...

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!

    Só não entendi a preocupação com o telhado. Ele precisa ser reformado com muita frequência? O quão caro custa?

    Obrigado,

    Johnny

    ResponderExcluir
  5. Oi, Johnny.

    O telhado precisa ser reformado a cada 18 anos(ou mais tardar 20) para evitar infiltrações durante o inverno. Existem aqui até inspetores especializados em telhado e as companhias de seguro não aceitam assegurar uma casa com um telhado de 20 anos ou mais, pois certamente ela sofrerá infiltrações.

    O custo varia entre 3.500,00 e 18.000,00 - dependendo do tamanho do telhado. Nas casas que dei como exemplo o bangalow da primeira foto teria o seu telhado avaliado em +- 4.000,00

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Obrigado!

    Mais uma diferença cultural.

    Johnny

    ResponderExcluir
  7. Olá Jucileide,
    Adoro seu post, são sempre muito esclarecedores.
    Vou aprendendo tudo por aqui, qdo chegar a minha vez vai ser amis fácil.
    Abç.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Obrigada pela visita no blog e pelos parabéns!!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei uma vez em uma maison en rangé, quando fui estudar francês no Canadá. Nunca me atentei ao fato da questão do aquecimento, pois fui no verão, mas o que reparei é que ela é escura. E eu, que estou acostumada com as casas super iluminadas do Brasil, achei horrível. A ventilação da casa fica também prejudicada, pois só há janelas na frente e no fundão da casa que, somada ao má disposição dos cômodos, deixa a casa super abafada.

    ResponderExcluir