Chegada em Montréal

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Linha do tempo

Vamos descrever aqui a nossa linha do tempo, até o momento, sobre tudo o que envolveu o processo de imigração para o Québec.

Tudo quase começou em 2006, quando estava em um dos clientes para os quais presto consultoria e uma amiga comentou que havia participado de uma palestra sobre o Québec em sua universidade. Ela disse que parecia ser bastante interessante, que o governo de lá tinha vários programas de apoio ao imigrante, mas havia uma condição essencial para imigrar: falar francês. Na época eu já falava inglês e por conta disso não pensei mais no assunto.

Em abril de 2007 fomos à Vitória-ES passar uns dias na casa de um casal de amigos, Tati e Jonny. Em uma das noites o Jonny comentou sobre uma reportagem que havia visto falando sobre o processo de imigração para o Québec. Conversamos um bocado sobre isso, imigração em geral, ficar longe da família e afins. Nisso Leide me surpreendeu afirmando que toparia a aventura numa boa. Quando fomos dormir, resolvi perguntar se ela estava falando sério, pois eu sempre tinha tido vontade de tentar a vida fora do país, mas nunca sequer comentei já que não via nela a mesma vontade. Como ela realmente estava falando sério, ali a semente para fazer o processo foi plantada.

Iniciamos as pesquisas: Em que parte do Canadá fica o Québec?? Deve ser bem ao Norte. Encontramos o site do governo de Québec sobre o processo de imigração, fizemos a avaliação on-line para sabermos se tínhamos o perfil para imigrar, e tínhamos! Encontramos a comunidade do Orkut Quero ir para Québec e também a Comunidade Brasil-Quebéc que ajudaram muito nas pesquisas. Mas ainda não havíamos dado o passo principal, que era começar a estudar o tal do francês, porque aguardávamos os resultados dos concursos das escolas militares que o nosso filho estava tentando. Se ele passasse, nada de Québec, mas se não passasse a idéia da imigração vingaria.

Bem, ele não passou para a escola militar, mas passou para a escola técnica federal (CEFET) o que foi ótimo. Então resolvemos viajar nas férias de fim de ano e quando retornamos começamos a procurar um professor de francês particular, pois não dava para arcar com curso regular para três pessoas além do avanço ser muito lento. E foi só então, janeiro 2008, que finalmente conseguimos encontrar uma palestra sobre imigração. Não a do governo de Québec, essa para mim já começava a parecer lenda. Era a palestra organizada pelo pessoal da comunidade Quero ir para Québec.

O encontro foi ótimo. Mas o melhor não foram as informações, pois com um pouco de paciência você pode encontrar praticamente tudo na internet, mas conhecer realmente pessoas que também estavam envolvidas no processo, que por sua vez conheciam pessoas que já haviam partido para as terras geladas, saber que a história toda é de verdade torna a coisa toda mais palpável. E foi no encontro que também descobrimos os contatos para diversos professores particulares e encontramos nossa professora. O saldo foi extremamente positivo.

Em julho de 2008 mandamos a papelada para abertura do processo de Québec. Foi pouco após a mudança do escritório para SP. Víamos que muitas pessoas estavam aguardando há bastante tempo e acreditávamos que só seriamos chamados para a entrevista em março/abril de 2009. Em outubro recebemos outra carta do Bureau d’immigration solicitando mais alguns documentos. E para nossa surpresa, na segunda semana de novembro de 2008 recebi um e-mail, e poucos dias depois também uma carta, de convocação para a entrevista com data marcada para o dia 5 de dezembro de 2008. Então nós tínhamos praticamente 3 semanas para montarmos nosso dossiê, que tava mais no reino das idéias, e treinar para a entrevista.

Como nós somos do RJ e a entrevista foi em SP, para economizar a grana da hospedagem, ficamos na casa de um casal de amigos: a Tati e o Jonny!!! Pois é, eles de novo! Agora moram em São Paulo, e a 15 minutos do escritório do Bureau de Québec. Coincidência não? Graças a Deus, correu tudo bem durante a entrevista e recebemos o sonhado CSQ. De volta ao RJ começamos a providenciar a documentação do processo federal e preencher os diversos formulários. Queríamos dar entrada no Federal logo após a entrevista, mas só o fizemos no dia 08 de janeiro de 2009. Em 14 de janeiro recebemos a carta do Consulado Geral do Canadá informando que o processo federal estava aberto e que o tempo de processamento de nossa categoria de imigração é de 10 longos meses.

Bem, até agora a saga é essa. Estamos no ponto de exercitar a paciência, aguardar o pedido dos exames médicos e torcer para não termos que esperar os 10 meses.


Boa sorte a todos.

Um comentário:

  1. Amigos, sentimos felizes de participar desde do inicio desse sonho, que em breve se concretizará com muito sucesso.
    Quando precisar estaremos prontos para recebe-los seja em qualquer Estado do Brasil...Heheh
    E com certeza visitaremos vcs em Quebec.
    Beijos e sucesso!
    Tati e Jony

    ResponderExcluir