Chegada em Montréal

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sistema Escolar do Québec

Pois é, faltam exatamente 30 dias para Allan terminar o "ensino médio" do Québec, aqui chamado de "secondaire". E é claro que eu estou aqui super orgulhosa do meu filhote. Afinal não é nada fácil chegar em um outro país e estudar em uma língua diferente de nossa língua materna. Quem tem dificuldades em história, geografia, português, química, física, matemática... recebendo todas as explicações em português, consegue imaginar o que é estudar tudo isso em uma língua totalmente diferente? Não é nada fácil.


Mas, tirando a língua, vamos a outras diferenças básicas. A primeira delas: o ano escolar. Aqui, como no Brasil, as aulas começam depois das férias de verão e terminam antes destas começarem, a diferença básica é que o verão daqui é na época do inverno no Brasil. Então o ano letivo começa em setembro e vai até o final de junho do ano seguinte. Em julho e agosto temos as férias de verão! Oba, estamos quase lá!!!

Por isso todos os amigos da antiga escola do Allan se formaram no final do ano passado e ele se formará no meio deste. Um pequeno ajuste no tempo.

Abaixo temos a grade de ensino do Québec:

Le système scolaire au Québec

Enseignement primaire
Enseignement secondaire 1er cycle
Enseignement secondaire 2e cycle
Parcours de formation générale



Formation professionnelle et technique

Enseignement collégial
Enseignement universitaire
Formation continue

E fazendo uma comparação com o Brasil:


BRASIL







equivale ao

QUÉBEC

1° ano
Ensino fundamental
1° ano
Primaire
2° ano
Ensino fundamental
2° ano
Primaire
3° ano
Ensino fundamental
3° ano
Primaire
4° ano
Ensino fundamental
4° ano
Primaire
5° ano
Ensino fundamental
5° ano
Primaire
6° ano
Ensino fundamental
6° ano
Primaire
7° ano
Ensino fundamental
1° ano
Secondaire
8° ano
Ensino fundamental
2° ano
Secondaire
9° ano
Ensino fundamental
3° ano
Secondaire
1° ano
Ensino médio
4° ano
Secondaire
2° ano
Ensino médio
5° ano
Secondaire
3° ano
Ensino médio




No Québec o ensino obrigatório vai dos 6 aos 16 anos e a criança que vem de outro país entra na turma de acordo com sua faixa etária, não é pedida nenhuma documentação escolar do país de origem. No entanto é preciso ter atenção especial com os últimos anos: as escolas recusam colocar os alunos estrangeiros (que estão começando a estudar aqui) diretamente nos últimos anos do primaire e do secondaire. Ou seja, mesmo que a criança comece a estudar com 11 anos eles insistirão em coloca-las no 5° ano primaire e não no 6°. A mesma coisa para quem chega aqui com 15/16 anos: entrará no 4° secondaire e não no 5°.

Como o ensino no Brasil começou a ser obrigatório a partir dos 6 anos somente há 3 anos atrás, o fim do ensino médio do meu filho (se estivesse no Brasil)  ainda corresponde ao fim do secondaire aqui. Mas na tabela que coloquei já atualizei com o primeiro ano começando aos 6 anos.

Após o "secundário" temos o "ensino colegial", que pode durar: 

1 ano - vai diretamente para o mercado de trabalho com uma atestação de estudos colegiais.
2 anos - adquire um diploma de estudos colegiais e vai diretamente para o primeiro ciclo da faculdade
3 anos - adquire um diploma de estudos colegiais e, dependendo do curso, pode ir direto para o mercado de trabalho ou para a faculdade.

faculdade é dividida em 3 ciclos:

1° ciclo = bacharelado - pode durar até 4 anos
2° ciclo = mestrado - pode durar 2 anos ou mais
3° ciclo = doutorado - pode durar 3 anos ou mais

3 comentários:

  1. Gostaria de saber se existe um periodo de recesso de natal e ano novo? Uma mini férias de inverno? Ou não, só para mesmo no feriado e volta?

    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  2. Existe um recesso no inverno (como temos nosso recesso no inverno brasileiro, no meio do ano). Geralmente para 22 de dezembro e volta dia 6 de janeiro.

    Abraços

    ResponderExcluir