Chegada em Montréal

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Trabalhos informais

No post anterior falei sobre meu primeiro trabalho oficial em Montréal, como voluntária.

Chamei de primeiro "oficial" porque desde que fazia a francisação comecei a me virar para ganhar um dinheiro extra, afinal a idéia é não mexer nas economias. A primeira coisa que fiz aqui foi faxina, mas nada comparado com a nossa faxina brasileira.

Na verdade nem procurei esse trabalho, um colega meu o fazia e tinha 2 clientes, mas ele começou a trabalhar e não poderia mais fazer e então falou que se eu quisesse ele me indicaria. O valor da faxina é de 15,00/hora e geralmente deve ser terminada em 4 horas, a cada 15 dias. As duas clientes eram senhoras que não tinham mais condições de fazer a faxina elas mesmas. Eu topei e fiz durante três meses, tirava uma parte do dia e faltava na francisação (uma vez por semana), mas já estava no último período e não me prejudicou em nada. Achava o trabalho tranquilo, apesar de um pouco cansativo, e era sempre um dinheirinho entrando.

O próximo e ainda paralelo a esse, foi como baby-sitter, que continuo fazendo até hoje. Esse também oferecido por uma outra amiga que é fisioterapeuta. Ela começou a trabalhar na área e como também estudava não estava conseguindo conciliar tudo e ofereceu se eu gostaria de tomar conta da criança da qual ela se ocupava. Era ocasionalmente, sem dia definido. Eu topei pois gosto de crianças (afinal trabalho com isso, né?) e acho essa uma tarefa muito tranquila. Comecei com essa criança (Tiago) exatamente no dia 28/06/2010 e tomo conta dele até hoje. Tiago é filho de uma uruguaia com um francês e a mãe fala português. No início desse ano comecei a tomar conta também de um bebê quebecois aqui perto de casa (Florian), quando comecei ele tinha 3 semanas e agora fará 6 meses. Os pais de Florian me conheceram através do site SOS Garde, onde sou inscrita como baby-sitter (gardienne). A outra família para quem trabalho é uma família de brasileiros com duas crianças (Lucas e Emma) que foram indicados pelos pais de Tiago. Também comecei com essa família esse ano, há três meses. Na festa de aniversário de Lucas eles me chamaram para fazer a animação e assim acabei conhecendo outras duas famílias que entraram em contato para que eu cuide também de seus filhos. Esse é um trabalho legal, que gosto de fazer e que dá sempre um dinheirinho extra. Recebemos por hora e o valor de mercado é de 10,00/hora.

Um outro trabalho que também fiz, mas que agora parei por falta de tempo para continuar, é a produção de salgadinhos brasileiros. No mês de março/2010 coloquei anúncios em comunidades do orkut e passei e-mail para todos os amigos, assim logo tive uma primeira cliente. Foram 4 clientes com pedidos pequenos e depois uma vizinha trouxe uma amiga para fazer um pedido para uma festa, ela disse que eu poderia fazer cartões que ela distribuiria no dia. Esse foi o pontapé inicial, pois depois disso recebi mais pedidos para festa (de pessoas que estavam nessa primeira) e assim o trabalho começou a crescer. Fui comprando material para facilitar meu trabalho e aumentando a diversidade de salgados, mas chegou a um ponto em que não conseguia mais dar conta de toda a clientela, passava sextas, sábados e domingos completos fazendo salgados, trabalhando 12 horas por dia e isso estava me deixando muito cansada (nessa época já tinha também um emprego oficial). Então, há cerca de dois meses decidi definitivamente parar de fazer salgados, procurei alguém que fizesse salgados em Montréal para que eu pudesse indicar, pois acabei fazendo uma boa clientela e alguns clientes fixos encomendavam todos os meses, outros apenas para festas, mas não queria simplesmente dizer que parei e deixar todos "na mão".

Pois bem, esse post mostra que é possível ganhar dinheiro por aqui. Não viemos aqui para viver de trabalhos informais, mas se estamos recomeçando e ainda decidindo realmente o que queremos fazer, estudando e aprendendo a língua, não faz mal nenhum ganhar um dinheirinho extra. Cada pessoa tem um talento, então nessas horas é muito bom saber como explora-lo, como tirar um bom proveito do que sabemos fazer. 

9 comentários:

  1. Snif snif... e eu fiquei sem conhecer os famosos salgadinhos da Leide.
    :(

    ResponderExcluir
  2. Por essas e outras me orgulho tanto de vc e sempre comento com nossos amigos o quanto vc é batalhadora e veio ao mundo pra vencer!

    Bjs minha querida e bola pra frente!!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, Roberta, vou ficar devendo salgadinhos para você... e como temos que finalmente marcar algo juntas vou me comprometer a fazer salgados nesse dia!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Patinha. A idéia é atirar para todo lado até acertar o alvo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de agradecer sua generosidade em deltalhar suas experiencias!!!Seu blog é ótimo!!Meu esposo vai terminar a faculdade agora em dezembro ele é da area de TI.Eu infelizmente nao fiz curso algum somente o segundo grau mesmo.Tenho dois filhos pequenos entao optei por fazer sempre atividades em casa...Atualmente faço pao de mel trufado e vendo muito bem..A minha pergunta é a seguinte eu gostaria de fazer um curso de cabeleireira e continuar fazendo salgados e doces em casa, voce acha que dessa forma eu conseguiria ter uma boa renda?Se vc tiver palpite de valores melhor ainda, pois com duas crianças é preciso muito planejamento.Parabéns pelo filhao!!!Mais uma vez Parabéns pelo blog!E desculpe o tamanho do comentário...grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Seja bem vinda ao Blog. Quanto aos trabalhos, fazer salgados e doces dá dinheiro sim, mas não é muito. Acho uma boa opção para quem vai ficar em casa, a média de lucro é de CAN 7,00/hora, lembrando que o trabalho não é constante, algumas vezes tem e outras não. Aqui tem muito cabeleireiro e o valor dos cortes gira entre 7,00 e 30,00. O cabeleireiro brasileiro mais frequentado aqui custa 23,00. Algo que eu aconselharia, se gostar de fazer, é um curso de manicure, pois a manicure aqui é diferente da nossa e você poderia colocar um bom preço, com pacotes mensais bem ao estilo brasileiro, atendendo a clientela em casa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Jucileide,

    Ontem te escrevi um e mail no meio da madrugda, não pense que sou louca ou sofro de insônia rsrsr na verdade estava de plantão no hospital e lá pelas tantas as coisas se acalmaram e fui pro computador espantar o sono...
    Hoje cheguei em casa e enquanto espero uma amiga pra almoçar (maridão e filhão estão acampando, e fiquei de castigo porque estou de plantão 3ª feira FERIADÃO) enfim, fiquei em casa e nada melhor do que continuar minhas pesquisas e alguns blogs tem sido de grande
    ajuda,o seu é um deles, como eu te disse "encontrei" vocês a poucos dias e já sou fã !!!
    suas dicas e riqueza de detalhes são ótimas,
    Um grande abraço,
    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Já respondi seu e-mail. Prepare-se para ler muito rsrs.

    Abraços

    ResponderExcluir