Chegada em Montréal

terça-feira, 26 de julho de 2011

Estudar a distância

Eu decidi mudar de profissão e por isso retornei aos estudos. No Brasil eu era professora, mas agora decidi estudar contabilidade e me tornar contadora (não contadora de casos, afinal nisso já sou "escolada" hehehe). Como eu faço estudo a distância pelo CEGEP@Distance, resolvi falar um pouquinho sobre isso.

Essa é uma opção para quem deseja estudar sem sair de casa. É muito prático porque podemos estudar e trabalhar, ou estudar e trabalhar de casa mesmo, ou simplesmente estudar enquanto toma conta de uma criança (muito bom para quem tem filho e consegue administrar o tempo). Outra vantagem é que podemos nos inscrever em qualquer tempo, não é preciso esperar os meses de março e setembro para começar a estudar. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação e pode-se fazer simplesmente os cursos que faltam para reconhecer um diploma, por exemplo.

Não é preciso fazer a avaliação do MICC antes de começar. Pode-se enviar os diplomas traduzidos diretamente para o local que eles fazem o reconhecimento e equivalência (mas atenção, essa equivalência é válida apenas no local em que estuda). No meu caso, como eu queria mudar totalmente de área não adiantava fazer equivalência porque não tinha nada para equiparar, mandei apenas os diplomas traduzidos do ensino médio. Para quem já é da mesma área que vai cursar, vale a pena fazer a equivalência e assim poderá deixar de cursar alguma disciplina.

É preciso ressaltar que a exigência não é menor e nem os cursos são mais fáceis por serem a distância. O tempo de estudos e as exigências intelectuais são as mesmas, com a diferença que em um curso a distância a autonomia deve ser duplicada.

Porém para estudar a distância é preciso ter muita organização, visto que por estarmos em casa sempre acabamos priorizando outras coisas e deixando o estudo para depois, achando que "vai dar tempo" e com isso o tempo passa e o estudo não evolui. Mas com organização é possível faze-lo e é uma excelente opção como forma de estudos.

A questão básica é: estudando em casa eu tenho direito a bolsa de estudos?

- SIM. Temos os mesmos direitos de quem estuda presencialmente. Para ter direito a prêt-et-bourse (empréstimo+bolsa de estudos) é preciso cursar 180 créditos por sessão (geralmente 3 cursos). Quem faz menos que isso tem direito apenas a um empréstimo para cobrir as taxas escolares e a guarda das crianças. O CEGEP@Distance é subvencionado pelo governo, logo as taxas de escolaridade são as mesmas de qualquer CEGEP público e ele é ligado ao CEGEP de Rosemont, logo o diploma será fornecido pelo CEGEP de Rosemont ao final do curso.

Para entender um pouco mais:
curso = cada disciplina (francês, filosofia, etc)
programa = conjuntos de disciplinas que levam a um diploma (contabilidade, ciências humanas, etc)

Pelo CEGEP@Distance é possível obter um AEC (1 ano de estudos) ou um DEC (3 anos de estudos) nos seguintes programas:

AEC
Educação à Infância = para trabalhar em garderies. Mas atenção, com um AEC (1 ano de curso) é preciso acumular três anos de experiência para ser uma "éducatrice" qualificada. Se fizer um DEC (3 anos) automaticamente passa a ser uma éducatrice qualificada (a diferença é basicamente no salário, pois uma éducatrice qualificada recebe cerca de 3,00 a mais por hora e alguns CPEs - que são as garderies do governo - só aceitam éducatrices qualificadas, outros aceitam normalmente, pois a falta de éducatrices é grande).
Contabilidade = para trabalhar preenchendo livros contábeis, como auxiliar de contabilidade.
Especialista em seguros = tenho um amigo que cursou, ao fim do curso todos os empregos para os quais ele foi chamado consistia em ser vendedor de seguros.

DEC
Ciências Humanas = na verdade não é um DEC, é um DES e não leva ao mercado de trabalho e sim para a faculdade, é um curso para quem quer seguir carreira na área de ciências humanas, direito, ciências da administração ou ciências da educação.
Técnicas de Contabilidade e de Gestão = o nome já diz tudo, nem precisa explicar.

Para quem deseja ir diretamente para a faculdade, mas gostaria de estudar a distância, várias faculdades oferecem essa opção. Como não passei por essa experiência não tenho como descrever melhor e postarei apenas o link já na página dos cursos ofertados por cada uma:

Portal da formação a distância no Québec - direciona para todos os cursos a distância, sejam eles de nível secundário, colegial (CEGEP) ou universitário.
Université du Québec - aqui nós podemos escolher todos os programas ou cursos que são ofertados a distância e seremos diretamente direcionados para a faculdade que oferece o curso escolhido.
Téluq - é a faculdade a distância da Uqàm
Université Laval - não fica em Laval e sim em Ville de Québec

8 comentários:

  1. oi, bom dia, sabe responder se qlqr pessoa, ainda nao residente permanente, pode fazer esse curso a distancia? pelo que li e entendi precisa apresentar os documentos de residente, mas nao sei se entendi certo ou se tem alguma outra maneira. ainda estou no brasil esperando o visto e acredito que irei para o quebec no proximo verao. bom, obrigada. Camila Rodrigues(pilasaraiva@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila. Um estrangeiro pode sim estudar no CEGEP@distance, no entanto as taxas de escolaridade são bem maiores. Para tirar suas dúvidas envio o link para não-residentes: http://www.cegepadistance.ca/inscriptions/inscription.asp

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. oi jucileide, posso perguntar se vc esta fazendo um curso DEC ou AEC? por mais que eu leia, nao consigo definir ql é a melhor opcao. eu tbm ja tenho uma formacao superior em comercio exterior(ou seja, area adm) mas tbm estou qrendo estudar contabilidade qndo chegar ao quebec. desculpa esta sendo chata, mas em qnto tempo demora o curso que vc escolheu? qndo vc vai terminar? nao sei se dará certo e se vou conseguir fazer isso, mas a minha ideia, é comecar o curso aqui no brasil e ir adiantando para qndo chegar ai ja esta um pouco avancada, entende? nem que seja só um pouco. obrigada. Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. oi, lembrei de outra pergunta, só pra saber se é isso mesmo. vou dar como exemplo o AEC de contabilidade que tem 10cursos. se cada curso custa em torno de 200 a 250$, qr dizer que ao todo esse AEC vai custar por volta de pouco mais de 2mil dolares? eu nao lembro o nome agora, mas tem uma escola perto de parque angrignon que o curso todo de contabilidade custa por volta de 1300$. como sempre leio que a educacao ai é mto barata estou achando um pouco caro. para o brasil esses valores sao baratos de mais, mas para o quebec estou achando caro. estou certa ou errada. olha, eu detesto incomodar, desculpa se estiver sendo chata. obrigada. camila rodriges

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila. Os valores são esses mesmos que você postou e eles são os mesmos que em qualquer outro CEGEP público (os particulares são bem mais caros, meu marido fez em um AEC em um particular porque o curso que ele queria só tinha lá e gastou 12.000). Mas lembrando que esse valor é para residentes daqui, se você for fazer aí do Brasil irá pagar bem mais caro. É possível que o que você viu em Agrignon não seja um AEC, mas um secundário profissionalizante, ou que os valores estejam desatualizados no site. Outra coisa: como residente você tem direito a pedir prêt-et-bourse, mas fazendo do Brasil, não.

    Eu faço um AEC e vou explicar minha escolha: o AEC do CEGEP@distance possui 10 cursos, esses mesmos 10 cursos também estão no DEC, então depois posso "cortar" esses cursos para dar continuidade no DEC, se quiser. Com o AEC eu posso começar a trabalhar como auxiliar, então ao final dele (+- 1 ano) eu já começo a trabalhar, e se fizesse um DEC só poderia começar a trabalhar no final (+- 3 anos).

    Outro ponto: posso, ao invés de fazer um DEC, fazer meu AEC e mais três certificados na faculdade (cada um de um ano) e terei então um BAC, sem ter estudado cursos obrigatórios do DEC que (nessa altura da vida) são uma perda de tempo: filosofia, sociologia, educação física...

    No seu caso, se for fazer como eu, como já tem uma formação na área e caso sua formação seja reconhecida como um certificado (se tiver 4 anos de faculdade é bem provável) só precisará de mais 2, após o AEC. Eu aconselho a deixar para começar aqui, se for fazer a distância. Faça suas traduções ainda no Brasil e envie para o curso cerca de 1 mês e meio antes de vir e peça para fazerem uma "reconnaissance des acquis", pois pode ser que possa "cortar" alguma matéria já que estudou em uma área conexa. Eles também reconhecem experiência de trabalho para isso. Quando chegar já faça sua matrícula e peça "prêt-et-bourse", você pode pedir mesmo fazendo a francisação ou trabalhando. Pronto, dessa forma seu gasto não será tão grande e você terá adiantado seu curso. Se se esforçar bastante, em 9 meses terá terminado o AEC.

    Existem outras opções, é claro. Essa foi a mais conveniente para mim, mas não deixe de continuar pesquisando.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. nossa jucileide, sua explicacao me pareceu perfeita. é interesante saber que pode fazer um AEC e depois, se quiser, continuar fazendo o DEC ou até mesmo BAC. realmente, materias como sociologia, etica e até outras do proprio curso de contabilidade eu ja fiz no brasil no curso de comercio exterior. obrigada por sua ajuda por ter esclarecido as questoes.
    Abraço
    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,

    Gostei muito de sua postagem, estou no Brasil, e trabalho na área de TI, estava pensando em fazer um curso a distancia, de algum CEGEP ou Universidade do Canadá, vc acha que isso poderá a imigrar para o Canadá?

    Muito obrigado por sua atenção, gosto muito de cursos a distancia, pois tenho disciplina de estudos.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Jones.

    Sua idéia é interessante, mas não creio que seja válida porque no momento a imigração está fechada no geral e só podem fazer pedidos quem tem a profissão em demanda ou quem estuda/trabalha no Québec. Um curso à distância não dá o direito de fazer o pedido como estudante estrangeiro, visto que para fazer o pedido a pessoa deve ter cursado 50% no Québec, em pessoa. Veja o link abaixo:
    http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/etudiants/demeurer-quebec/demande-csq/etudiants-peq/diplome-admissible.html

    No entanto, se seu último diploma foi obtido após 16 anos de estudos você tem a profissão em demanda e pode fazer o pedido (mas não adianta ser uma faculdade de 3 anos após o segundo grau, porque isso só dá 14 anos e não é equivalente ao bac do Québec, é equivalente a um pós-secundário técnico, nível CEGEP). Aí vai o link das profissões em demanda:
    http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf

    Se esse for seu caso, não creio que uma formação à distância ajudaria grande coisa no seu processo. Talvez o custo não valha o investimento, mas atrapalhar não vai, com certeza (a não ser na parte financeira). Cabe a você decidir.

    Abraços

    ResponderExcluir