Chegada em Montréal

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ajudas do governo 1

Após a postagem sobre os custos da imigração, fiquei devendo uma com as ajudas do governo. Postarei algumas,  baseadas em minha experiência ou apenas em ajudas que conheço, pois provavelmente existe muita coisa que não conheço.

Algumas ajudas são financeiras, outras são apenas apoio ao imigrante, mas todas muito boas. 

- O MICC (Ministério da Imigração) oferece palestras gratuitas para ajudar os recém-chegados na integração e coloca a disposição um conselheiro de imigração com o qual podemos ter um vínculo de até 5 anos. Esse conselheiro que nos orienta sobre a retirada dos documentos e nossos primeiros passos por aqui. As palestras falam sobre mercado de trabalho e integração, explica sobre os valores da sociedade quebecoise, etc.

Organismos não-governamentais
- O MICC também dá suporte a vários organismos que nos auxiliam gratuitamente. Existem vários e nós podemos escolher um ou mais de um para utilisar. Entre outras coisas esses organismos fornecem:
     - cesta básica (ajuda alimentar). Eu peguei durante o período em que não trabalhei, as coisas são muito boas, de marcas como Nestlé, Activia, Silhouete, por exemplo. Não tem nada a ver com cestas-básicas do Brasil. Já ouvi/li gente dizendo que vem coisa estragada, mas nunca peguei nada que fosse estragado, os alimentos estavam sempre bons
     - xerox autenticadas dos documentos
     - esclarece sobre quais as ajudas com as quais podemos contar e como solicita-las ao governo
     - como montar CV e carta de apresentação
     - como se portar em uma entrevista de emprego (e fazem simulação de entrevistas também)
     - como adquirir recursos junto ao Emploi-Québec
     - eles possuem toda infra-estrutura e falam diversos idiomas. A minha conselheira de emprego de um desses centros é uma brasileira

- É um organismo do governo não somente para imigrantes, mas para toda a população. É nosso auxílio-emprego, pode-se dizer assim. Se, após três meses de Québec não tivermos nenhum tipo de renda (de trabalho ou estudos) o emploi-québec irá fazer uma avaliação e, se necessário, nos dá uma bolsa-social no valor de 849,00 para o casal, mas eu nunca utilizei esse serviço porque optei por receber da francisação, que dava quase o mesmo valor. Acho que esse serviço deve ser utilizado por quem realmente precisa, como os refugiados.
- No emploi-québec nós recebemos um agente de emprego (diferente do conselheiro que citei acima). O agente é responsável por nos ajudar em nossa busca de emprego, aconselhar e dar suporte financeiro, se necessário. Vou dar um exemplo de como utilizei esse serviço: minha conselheira de emprego me ajudou a fazer o CV (e as outras coisas que citei acima), depois disse para eu ir ao emploi-québec e pedir um agente. Expliquei ao agente que já estava com tudo pronto, mas minha documentação não tinha sido traduzida e nem tinha feito a equivalência, e como não trabalhava ainda ficaria difícil pagar por isso. Ele então me deu permissão para traduzir e dar entrada na equivalência dos diplomas, eu mandei traduzir tudo e dei entrada (pagando), enviei a conta para ele e o emploi-québec reembolsou meus gastos com a taxa para equivalência, mas não pagou as traduções. Já o agente do meu marido reembolsou tanto a equivalência quanto as traduções.

Francisação
- É um curso de francês oferecido pelo governo para todos os imigrantes que precisarem aprender ou aprimorar o francês. Nós podemos estudar em tempo integral ou parcial. No integral estudamos 6 horas por dia, durante o dia e recebemos 23,00 por dia, o que daria 460,00 por mês para cada um. Mas no dia em que não tem aula não recebemos, então na média, gira em torno de 400,00 por mês. Se a pessoa optar pelo curso parcial estudará a noite, três horas por noite, e não receberá o dinheiro. A lógica é: quem estuda de dia não trabalha, então precisa do dinheiro, quem estuda a noite é porque trabalha, logo, não precisa.
- O curso de francês tem três sessões (básico, intermediário e avançado) e cada uma dura 3 meses. Antes de começarmos fazemos uma entrevista para sabermos em que nível vamos começar. Ou seja, dependendo do nível de francês, o tempo de estudos pode levar de 3 a 9 meses. Eu entrei no nível básico e Grey no intermediário.

- Qualquer estudante tem direito a essa bolsa e o cálculo varia de acordo com a pessoa. No momento eu e meu marido utilisamos essa bolsa  porque eu e ele estamos também estudando (mesmo trabalhando tem-se direito, mas recebe menos, é claro). Essa bolsa é apenas para maiores de 18 anos, ou estudantes de 17 que estejam no CEGEP.
- Essa bolsa é, na verdade, uma bolsa e empréstimo (Prêt-et-bourse). Uma parte dela você deverá pagar depois que se formar, podendo pagar parcelado, e a outra parte é dada para o estudante. Farei uma postagem apenas sobre isso.

Retorno de TPS e TVQ
- Não é exatamente uma ajuda. Trata-se do reembolso do imposto do governo federal, que podemos pedir para receber a cada três meses ou deixar para receber apenas após a declaração. Optando por receber a cada três meses, recebe-se uma pequena quantia de cada vez, +- 150,00 a cada 3 meses, baseadas em um cálculo do governo. Após a declaração o governo irá calcular de quanto é o reembolso real, descontar o dinheiro que já foi dado e se a pessoa ainda tiver dinheiro a receber ele fará o depósito desse valor restante na conta. Se a pessoa não optar por receber trimestralmente, receberá tudo de uma vez após a declaração.

Ajudas para quem tem filho
- Existem ajudas específicas para quem tem filhos, mas farei uma postagem a parte sobre elas.

4 comentários:

  1. Menina,vc tá que tá !!!! Mais detalhado e mastigadinho impossível!!
    Se alguém reclamar que não sabe alguma coisa,vou mandar pro seu blog!! hehehe..
    Parabéns!! Bjss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Patinha. Ficando em casa acabo escrevendo um pouco. Na verdade quando estou enjoada de estudar começo a escrever para desestressar. Assim não fico com a consciência pesada por ter parado de estudar hehehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoramos (eu e Ulisses) essa postagem, bem explicado mesmo. Queremos ter um conselheiro e um agente! Puxa, que legal, realmente há muito incentivo; o imigrante não fica ao relento... quanta hospitalidade!!

    Vai ser ótimo fazer a Francisação; uma forma de aprimorar o francês e também de manter recursos financeiros a partir do próprio esforço.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Anne. A vida do imigrante não é um mar de rosas, temos muitas dificuldades para vencer e damos um passo de cada vez, mas também temos alguns incentivos do governo para nos ajudar nessa caminhada.

    Essa caminhada começa ainda no Brasil e você já está dando seus primeiros passos através de suas pesquisas. Tenho te visto sempre em algum blog ou comunidade. Um passo de cada e sempre em frente! Não vejo a hora de te ver por aqui também.

    Beijos, minha princesa!

    ResponderExcluir