Chegada em Montréal

terça-feira, 12 de julho de 2011

Meus Custos da imigração

Procurei ser bastante sincera quando descrevi os custos da imigração, mas em todos os momentos coloquei dicas de como reduzir esses custos. Agora, colocarei os custos que eu e minha família tivemos com a imigração, desde o início dos estudos de francês até o fim dos primeiros seis meses em Montréal. Devo dizer que utilisei muitas das dicas que deixei nas postagens e com isso reduzi bastante minhas despesas.

Somos 3 pessoas: eu, meu marido e nosso filho, que na época tinha 16 anos. Saímos do Rio de Janeiro para Montréal.

O que fizemos antes de sair do Brasil (em Reais):
- 13 meses de aula de francês com professor particular a 15,00/h por pessoa, em grupo de 3 (eu, meu marido e meu filho), 3 horas por semana. Isso totalizou 7020,00
- documentação do processo + envio: 5000,00
- passaportes: 470,00
- xerox de documentos/fotos: 120,00
- para fazer a entrevista fomos de carro c/ gás (Rio/Sampa) e ficamos hospedados na casa de uma amiga. Gastamos (com pedágios inclusos): 200,00
- compramos apenas 3 malas de mão e 3 mochilas, ganhamos sacola de viagem extra-grande, já tínhamos 1 mala grande, ganhamos mais uma e levamos o restante em caixas de papelão: 260,00
- 3 vistos americanos: 670,00
- valor para entrega dos passaportes com visto americano em casa: 40,00
- 3 passagens só de ida pela American Airlines (não pagamos excesso de bagagem): 4500,00
- seguro viagem (GTA plano bronze - família): 449,00
- consulta de exames médicos (os exames foram feitos pelo plano de saúde): 600,00
- taxa de envio dos exames médicos: 150,00
Total de nossas despesas até o dia em que saímos do Brasil: R$ 19479,00

Nossa chegada em Montréal (em dólares):
- alimentação no aeroporto em Miami: 30,00
- táxi do aeroporto de Montréal para a casa que alugamos: 40,00
- aluguel de imóvel mobiliado por 15 dias: 700,00
- compras de mercado: 400,00
- telefonemas para o Brasil: 50,00
- passagens em transporte público (2 cartões semanais para cada): 120,00
- supérfluos: 100,00
Total de nossas despesas de chegada: CAN 1440,00 ou R$ 2450,00

Primeiros 6 meses em Montréal:
- aluguel a 850,00 (3 meses reserva + 5 meses) = 6800,00
- compras de mercado (cerca de 900,00/mês, pois pegamos ajuda alimentar no início) = 4500,00
- transporte público (com trem incluso, meu filho pagando meia por ser estudante) = 1165,00
- taxas de aberturas de dossiê net/luz/telefone = 180,00
- luz/net/tel fixo (não tínhamos celular) 105,00/mês = 525,00
- computador+impressora = 750,00
- acessórios para o lar: 1500,00
taxas com a escola/uniforme/material escolar do filho (na escola pública): 400,00
roupas de inverno (compramos usadas): 600,00
lazer (procuramos fazer passeios gratuitos): 100,00 x 5 = 500,00 
- traduções dos documentos (só os meus, meu marido recebeu reembolso) : 400,00 obs.: ambos recebemos reembolso da taxa de abertura do dossiê para equivalência, pelo Emploi-Québec.
Obs.: pegamos nossos móveis na rua ou ganhamos de amigos. Nesses primeiros meses praticamente não compramos móvel e o que compramos está incluído nos acessórios para o lar.
Total de nossas despesas de chegada: CAN 17320,00 ou R$ 29444,00

Total de nossas despesas desde o dia em que começamos a estudar francês até o fim dos primeiros 6 meses em Montréal: R$ 51373,00

Realmente é possível reduzirmos as despesas, mas mesmo assim elas ainda pesam bastante no bolso, por isso a preparação financeira, além da psicológica, é extremamente importante.

2 comentários:

  1. É bastante dinheiro mesmo para se gastar em 6 meses, mas certamente vai valer a pena!

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  2. É realmente bastante dinheiro, principalmente porque nesses primeiros meses estamos realmente saindo do zero e reconstruindo tudo por aqui. Mas tembém é possível recuperar esse valor depois e com certeza vale a pena o investimento. Agora fico devendo uma postagem com as ajudas que podemos receber aqui e que amortiza um pouco esse gasto.

    Abraços

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