Chegada em Montréal

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Custos da imigração - 1

Muita gente sempre pergunta pelos custos de imigrar. Claro que isso é muito pessoal, não existe um "valor fechado", mas resolvi fazer essa postagem para dar uma idéia dos custos que temos quando resolvemos imigrar (categoria trabalhador permanente - o mesmo que residente permanente), desde o início do processo até o fim dos seis primeiros meses aqui.

Essa é uma listagem completa, tentei lembrar de todos os custos relacionados ao processo e é evidente que para muitas pessoas deverá ser recalculado. Abaixo deixo sempre dicas de como reduzir os custos.

Essa primeira parte é composta pelas despesas que temos, obrigatoriamente, antes de sair do Brasil.

Processo (retirado do lista de preços Québec e lista de preços Canadá). Obs.: valores em dólares canadenses
  • Taxa do processo de seleção de Québec: 395,00 requerente principal + 152,00 cada membro que o acompanha. Obs.: pagamento realizado no dia de dar entrada na documentação.
  • Taxa do governo federal: 550,00 (cada adulto) + 150,00 (dependente menor de 22 anos). Obs.: pagamento realizado no dia de dar entrada na documentação.
  • Taxa de direito de residente permanente: 490,00 (cada adulto, menores não pagam). Obs.: o pagamento pode ser realizado no início do processo federal ou no final do processo, quando for enviar os passaportes.
Total de taxas (cotação a 1,70. Para converter consulte a tabela do Bovespa).
SOLTEIRO: CAN 1495,00 ou R$ 2440,00
CASAL: CAN 2627,00 ou R$ 4465,00
CASAL + 1 FILHO: CAN 2929,00 ou R$ 4980,00


Como reduzir os custos: não há

Outros custos durante o processo (todos a partir do Rio de Janeiro):
  • Aulas de francês: 6250,00 por pessoa (250 horas de aula com professor particular a 25,00/h)
  • Retirada dos passaportes: 156,00 por pessoa, segundo o site da Polícia Federal
  • Xerox de documentos/fotos: 40,00 por pessoa
  • Taxas de envio dos documentos: 20,00, sengundo a simulação do site dos correios para Sedex comum.
  • Despesas com a entrevista: passagem = 181,00 por pessoa (Submarino Viagens), hospedagem = +- 100,00 pessoa, alimentação:= 80,00 por pessoa
  • Passagem de avião para o Canadá: 2400,00 por pessoa pela Air Canada (Submarino Viagens)
  • Seguro viagem (90 dias): 1 pessoa = 180,00, casal = 314,00, casal+1filho= 449,00 (plano bronze GTA)
Total de custos:
SOLTEIRO: R$ 9307,00
CASAL: R$ 18568,00
CASAL + 1 FILHO (que estuda francês): 27830,00
CASAL + 1 FILHO (que não estuda francês): 21580,00


Como reduzir os custos: 
- procurar um professor que cobre mais barato dando aulas para três pessoas juntas, por exemplo, ou um curso de línguas com preço mais em conta. Lembrando que para as categorias básico e intermediário estudadas em um dos parceiros do governo, pode-se receber reembolso das aulas (há um valor limite) após a chegada ao Canadá.
- se já tiver o passaporte não terá a despesa para retira-lo.
- para a entrevista, caso não more no mesmo estado, pode-se optar por ir de carro (com gás natural o custo é muito baixo), de ônibus ou usar milhas no avião. A hospedagem pode ser feita em hotéis mais baratos, albergue ou casa de amigos. Uma opção é viajar de ônibus durante a noite e assim não pagar hotel, porém é muito cansativo para quem fará uma entrevista na qual deve estar relaxado.
- A passagem de avião deve ser muito pesquisada. Vale a pena retirar o visto americano enquanto ainda tiver vínculos empregatícios com o Brasil e comprar a passagem pelos EUA, o custo é relativamente menor e encontra-se muitas promoções. Utilisar milhas e fazer voos alternativos também é uma boa opção.

Exames médicos (no Rio de Janeiro)
  • consulta: 200,00 por pessoa
  • exames: +- 150,00 por pessoa
  • envio: 150,00 por família
Total de custos:
SOLTEIRO: R$ 500,00
CASAL: R$ 850,00
CASAL + 1 FILHO: R$ 1200,00


Como reduzir os custos: 
- ligar para todos os médicos credenciados da região e optar pelo mais barato e pelo que aceite exames feitos pelo plano de saúde (alguns só aceitem feitos de um determinado laboratório - que não aceita plano de saúde - traduzindo: máfia).
- muitos planos de saúde reembolsam consultas particulares até um determinado valor (50,00 por exemplo). Uma dica é pedir ao médico notas separadas nesse valor até atingir o valor pago por você (ou ao menos uma parte do valor), e é claro que essas notas devem conter datas diferentes
- utilisar o plano de saúde para fazer os exames.

TOTAL GERAL 1: 

SOLTEIRO: R$ 12247,00
CASAL: R$ 23883,00
CASAL + 1 FILHO (que estuda francês): R$ 34010,00
CASAL + 1 FILHO (que não estuda francês): R$ 27760,00

Despesas não contabilizadas que devem ser levadas em conta:
- compra de malas para viagem
- pagamento de excesso de peso/bagagem no momento da viagem


Como reduzir os custos: 
- utilisar as malas que já possui e completar com caixas de papelão (procurar saber se o aeroporto de conexão aceita caixas)
- pedir malas de presente de natal (podem ser malas já usadas, pois muitas vezes as pessoas compram malas para uma determinada viagem e as deixam guardadas sem uso)
-utilisar "bolsas" de viagem estilo "sacoleiros do Paraguay" (com rodinhas), que a gente vai abrindo o fechoeclair e ela aumenta de tamanho. O volume que cabe nessa bolsa é o dobro que cabe na mala de viagem grande. Tenha o cuidado de pesar toda a bagagem deixando sempre uma margem de segurança de 1kg (ou seja, cada bagagem deve ter no máximo 31kg). Endereço para comprar a bolsa em São Paulo: IMPÉRIO DAS BOLSAS - Rua Quintino Bocaiúva, 79 Centro 3105 5575. Eles tem uma filial na Av. Paulista 1098, Loja 98 Jardins. Telefone 3288 6240

Custos da Imigração 2
Custos da Imigração 3 

Custos da Imigração 4

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Museus Gratuitos

Montréal tem uma vida cultural intensa: muitos museus, casas de cultura, espetáculos, cinemas... para todos os gostos e todos os bolsos.

E por falar em bolso...

Alguns museus em Montréal abrem suas portas gratuitamente ao longo do ano ou durante um determinado período deste, não é necessário correr para visitar todos os museus na "journée des musées montréalais". Podemos deixar este dia para escolher um ou dois museus que não são gratuitos em outros períodos.

Aí vai uma listagem de museus que já descobri (valendo para o ano de 2011):

Gratuitos todas as quartas, a partir de 17h:
MCCORD (entrada livre também todo primeiro sábado do mês, de 10h as 17h)

Gratuitos todas as quintas a partir de 17h30:
Museu de arquitetura (gratuito em todo o tempo para estudantes)

Gratuitos em todo o tempo:
Museu da Universidade McGill (Museu Redpath) - ciências e história natural
Museu de belas artes (algumas exposições)
Exposições gratuitas no momento no museu de belas artes:
la forme des jours (22/06 a 02/10) - pavillon Jean-Noël Desmarais, nível 2
cinq siècles d'estampes européennes (05/04 a 21/08) - pavillon Jean-Noël Desmarais, nível 2
la terre est bleu comme une orange (até 14/09) - pavillon Jean-Noël Desmarais, nível 2
napoléon - pavillon Jean-Noël Desmarais, nível 3
Museu do Banco de Montréal - relacionado ao mundo financeiro, é claro

Demissão - como dar entrada no seguro desemprego

Ok. Fui demitida. E agora, qual é o meu primeiro passo?

Esse post fala de como dar entrada no seu seguro desemprego, ou assurrance emploi, que é feito no site do governo: Service Canada. (Existe também a opção de fazer isso pessoalmente, para isso é só entrar no site e localizar um escritório  "Service Canada" mais próximo da residência). A explicação que darei é para fazer o pedido pelo site, pois é claro que eu fiz assim, é muito prático.

A primeira coisa a fazer é acionar o site do Service Canada na página "Demande des prestations d'assurance-emploi en ligne" e se inscrever. A inscrição leva em média 60 minutos e como será necessário fornecer algumas informações específicas sobre o trabalho é melhor esperar a carta do seu ex-empregador chegar antes de começar.

Obs.: depois que você se inscrever vai receber uma carta do "Service Canada" e nessa carta haverá um código de acesso de 4 números, que servirá para acessar Mon dossier Canada. É nessa página que você irá controlar todas as suas prestações de seguro-desemprego.

Isso feito, é só acessar o seu dossiê com o "code d'accès" fornecido. Simples assim. No seu dossiê você tem acesso não só ao seu pedido de assurrance emploi, como a todos os outros serviços oferecidos pelo "Service Canada" (que são muitos). Vale a pena dar uma olhada geral no site e se cadastrar.

Documentação para o pedido de seguro desemprego:

- número do NAS
- nome de solteira da mãe
- endereço
- número da conta bancária e da agência (vem escrito no cheque)
- dados do trabalho - fornecidos pelo(s) empregador(es). Alguns enviam os dados direto para o Service Canada, como foi meu caso, e nos mandam uma cópia. Isso facilita imensamente a vida, pois nesse caso nao precisamos enviar essa documentação nós mesmos.

O prazo para a primeira prestação é de 28 dias, desde que o pedido tenha sido aceito. Se for negado receberemos a resposta por escrito ou por telefone e temos direito a recorrer.

Como eu disse antes, recebemos pelo correio um "relevé des prestations" que virá também com um código de 4 dígitos, o "code d'accès" que nos permitirá fazer nossa declaração quinzenal (a cada 15 dias devemos declarar se estamos recebendo ou não algum dinheiro proveniente de trabalho executado). O fato de receber essa correspondência não quer dizer que o pedido foi aceito.

Para maiores informações específicas sobre o pedido de seguro desemprego existe uma publicação do governo.